Campeonato da soja
Soybean Money Make revoluciona critérios de sustentabilidade da soja
O desafio dos agricultores é produzir o suficiente para garantir alimentos a uma população crescente e ao mesmo tempo obter renda e diminuir o impacto ambiental. Nas terras baixas, não é diferente. Por isso, a Equipe FieldCrops decidiu realizar o campeonato Soybean Money Maker e estimular a produção rentável e sustentável da soja em áreas arrozeiras. A primeira edição do campeonato, em 2020/21 tem participação de 13 produtores no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O projeto, coordenado pelo professor da UFSM Alencar Zanon e a Equipe FieldCrops, reúne pesquisadores de várias instituições e propõe uma revolução sustentável na sojicultura. Isso por englobar análises conjuntas do ambiente de produção, levando em conta a localização das lavouras, gerenciamento e planejamento do produtor. Áreas são analisadas pelo manejo realizado na safra atual e histórico. Análises de resistência a penetração no perfil do solo, plantabilidade e estrutura das plantas são algumas realizadas.
A maior novidade, a longo prazo, é identificar quanto do potencial de produtividade da soja é viável alcançar, a partir da análise econômica e ambiental. Com isso, será possível identificar as que se encaixam em um padrão de produção sustentável e, assim, identificá-las com um Selo de Sustentabilidade.
Distribuição das lavouras inscritas no Campeonato FieldCrops Soybean Money Maker 2020/21
As colheitas do I Campeonato FieldCrops Soyben Money Maker aguardam a divulgação do ranking de produtividade, lucratividade e sustentabilidade. O Tour Soyben Money Maker é outra atividade que o campeonato oferecerá na lavoura campeã 2020/21, para interação e troca de conhecimento entre produtores, pesquisadores e alunos envolvidos.
Foto 2. Ilustração da avaliação de plantabilidade e contribuição de cada tercil da planta na produtividade.