Canadá e Países-Baixos apoiam “Iniciativa Arroz” no Mali
A Iniciativa Arroz visa produzir no Mali, durante a campanha agrícola 2008-2009, cerca de um milhão de toneladas de arroz.
O Canadá e os Países-Baixos acabam de dar ao Mali uma contribuição financeira de três biliões e 500 milhões de francos CFA (cerca de oito milhões e 27 mil dólares americanos) para a aplicação da “Iniciativa Arroz” lançada em Junho passado pelo primeiro-ministro maliano, Modibo Sidibé, soube a PANA de fonte oficial.
A contribuição do reino dos Países-Baixos estima-se em um bilião e 300 milhões de francos CFA (cerca de três milhões de dólares americanos), enquanto a do Canadá é de dois biliões e 200 milhões de francos CFA (cerca de cinco milhões de dólares americanos).
Os documentos relativos à contribuição dos dois países foram assinados esta semana em Bamako entre o ministro maliano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Moctar Ouane e o representante da Embaixada do Canadá no Mali, Ives Petillon, bem como o encarregado de Negócios nesta Embaixada dos Países-Baixos, Jacob Waslander.
A Iniciativa Arroz visa produzir no Mali, durante a campanha agrícola 2008-2009, cerca de um milhão de toneladas de arroz a fim de permitir ao país cobrir as necessidades em termos de arroz estimadas em 900 mil toneladas por ano.