Candelária (RS) já semeia primeiras lavouras
Localidade de Linha Palmeira larga na frente no plantio do arroz.
Candelária é um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul a iniciar o plantio de arroz. Esta semana, produtores da Linha Palmeira começaram a semeadura do sistema pré-germinado.
Segundo o engenheiro agrônomo do Irga, Luciano Siqueira, até hoje deve estar semeado cerca de 40 hectares em três propriedades diferentes, de Omar Wollmann, Marco Dumke e Fábio Scheffel. Siqueira destaca que os trabalhos iniciaram bem cedo, isso no sistema pré-germinado não atrapalha, pois o frio que ainda persiste, principalmente à noite é contido pela lâmina de água que fica nas lavouras.
– Esta lâmina faz a proteção das sementes, pois a água retém melhor o calor e funciona como uma capa para a semente – explicou.
Ele revela que o plantio cedo do pré-germinado pode determinar a média de produção de Candelária para a próxima safra. Se mais da metade da área de pré-germinado for semeada até o dia 10 de outubro e os produtores do arroz convecional também anteciparem o plantio, a expectativa de produção para esta safra será de 7.500 quilos por hectare, superior à marca da safra passada, que foi de 6.700 quilos por hectare.
– A antecipação do plantio é uma instrução do Irga. Esta ação faz o arroz chegar em um estágio adequado para os meses que têm mais sol, dezembro, janeiro e fevereiro, essencial pra o desenvolvimento da planta – completou.
Outro fator importante do pré-germinado para a cultura é a redução de custo. Neste sistema, o plantio é feito com água proveniente da chuva, que se acumula nos meses de inverno. O sistema propicia que os produtores utilizem menos energia, principalmente para irrigação e também ocupem menos a água dos rios. No máximo ele irá repor as perdas na lavoura, não necessitando puxar água do rio para enchê-la.
Além disso, nos meses de dezembro, quando ocorre o pico da irrigação, não será necessário usar o rio. Depois, a água armazenada na lavoura escoa para o rio por infiltração.
ÁREA Siqueira estima que área de arroz em Candelária nesta safra será de 8.200 hectares contra 7.900 hectares do ano passado. Ele explica que não houve um aumento na área, mas sim ajustamento dos dados colhidos durante a safra passada.
– A cada ano as informações ficam mais precisas – acrescentou.
ATENÇÃO Para ter uma boa produtividade, Luciano Siqueira orienta os produtores a fazerem um bom planejamento da lavoura, observados questões determinantes como época de semear, preparo de solo, ajustamento de adubação, época de irrigação e controle de pragas.
PERCEVEJO Siqueira salienta que já notou nas lavouras a grande incidência do percevejo do colmo.
– Como o inverno não foi muito frio, eles sobreviveram na soca das lavouras antigas e agora estão em bastante quantidade. No momento não se pode fazer nada, mas em dezembro, quando eles entram em atividade, os produtores precisarão fazer o controle – finalizou.