Capacitação prepara rizicultores para o manejo correto do grão em Sergipe
O manejo das pragas e doenças, tratos culturais e a sistematização do solo com pranchão, foram alguns temas abordados pelos especialistas.
O evento se iniciou às 9h, com a presença da prefeita, Fernanda Machado, que destacou a importância da atividade para os pequenos, médios e grandes produtores. “Temos ciência de que Brejo Grande possui potencial para produzir o grão em grande quantidade, mas isso só será possível se vocês, que manuseiam a cultura do arroz, estiverem preparados. E é justamente por isso que a prefeitura pretende ofertar capacitações com freqüência”, enfatizou a gestora.
Fernanda informou também que a administração contratou um técnico agrícola para acompanhar o trabalho dos rizicultores interessados. “Ele estará dando toda a assistência para vocês. Indicará, inclusive, quais os equipamentos necessários para proteção, já que é preciso usá-los para evitar problemas de saúde. Sem contar que estaremos buscando sementes junto ao Estado para entregar aos pequenos agricultores que não possuem condições”, declarou.
Palestras – As palestras ofertadas durante a capacitação foram ministradas por representantes das empresas Terra e Ihara. O manejo das pragas e doenças, tratos culturais e a sistematização do solo com pranchão, foram alguns temas abordados pelos especialistas. “Outro assunto de bastante interesse dos rizicultores, tratado no evento, foi o controle de ervas daninhas e o sistema Cleanfili para manejo de pragas e doenças”, detalhou Fernando Tourinho Ribeiro, secretário de Agricultura.
Satisfeito com o resultado alcançado, o responsável pela pasta frisou que o auxílio prestado aos agricultores do arroz, os ajudará a garantirem espaços no mercado. “Nós já fizemos um cadastro na secretaria e todos os benefícios buscados pela prefeitura junto ao Estado, serão levados a estes produtores. É importante lembrar que a prefeita Fernanda já nos solicitou um cadastro completo de outros agricultores para que eles também possam ser ajudados”, pontuou.