Cargill doa navio carregado de arroz para combate à fome na África

 Cargill doa navio carregado de arroz para combate à fome na África

Carga terá o total de 10 mil toneladas de arroz para o programa mundial de alimentos

Contribuição ajudará cerca de um milhão de pessoas.

A Cargill está doando 10 mil toneladas de arroz para ajudar os esforços do World Food Program USA (WFP) para combater a fome e a desnutrição na região do Chifre da África. O WFP acredita que o arroz alimentará praticamente um milhão de pessoas por um mês.

A permanente crise na região africana é diferente de quaisquer outras, deixando 13 milhões de pessoas famintas e desnutridas – um número equivalente à população reunida de Los Angeles e Berlin. O carregamento de arroz ajudará a apoiar esforços de ajuda no nordeste do Quênia, região em que estão algumas das mais prementes necessidades alimentares do Chifre da África e onde o WFP está ampliando sua atuação para ajudar 3,75 milhões de pessoas afetadas pela seca.

“Alimentar pessoas é parte da visão da Cargill. Considerando a necessidade do Chifre da África e nossa capacidade única de obter e transportar alimentos para onde são necessários, a Cargill, com a ajuda de seus acionistas familiares, respondeu de uma forma que, esperamos, possa ajudar a aliviar esse sofrimento”, disso Greg Page, CEO e presidente do conselho da Cargill. “Oferecer ajuda emergencial é a coisa certa a ser feita, mas os setores público e privado também devem voltar suas atenções a soluções de longo prazo para a fome, trabalhando em conjunto para assegurar que todas as sete milhões de pessoas neste planeta tenham acesso a alimentos seguros, nutritivos e acessíveis.”

O World Food Program USA obteve recursos suficientes junto a milhares de doadores nos Estados Unidos para cobrir os custos de transportar o arroz do porto de Mombasa até à população que mais precisa desse alimento. “É apropriado que o alimento chegue agora no final do ano”, disse Rick Leach, presidente e CEO do World Food Program USA. “As pessoas entendem que uma criança faminta em algum lugar representa uma criança faminta em todos os lugares. E agradecemos a Cargill pela sua generosa doação – a maior doação de alimentos jamais feita por uma empresa ao WFP.”

A doação de arroz ressalta as capacidades comerciais únicas da Cargill e os desafios da segurança alimentar global. Para doar as 200 mil sacas de 50 kg de arroz – equivalente a cerca de 50 milhões de xícaras, a Cargill adquiriu o cereal e cuidou do transporte marítimo e da logística. Fretou o navio, administrou a compra e o ensacamento de arroz em unidades da Índia, e coordenou o carregamento do navio em Kakinada, naquele país. Após viajar por 23 dias pelo Oceano Índico, o arroz chegou ao porto de Mombasa, Quênia, em 26 de novembro, onde está sendo descarregado e transferido ao World Food Program USA. O valor da doação é cerca de US$ 5 milhões.

A doação da Cargill é fruto de um apelo urgente da Agência para Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID). Através de sua campanha Fome, Guerra, Seca (FWD), a agência está pedindo que as pessoas contribuam ao esforço de ajuda. A Cargill espera que sua doação aumente a consciência sobre a crise e inspire outras pessoas a também doar.

“A doação da Cargill representa o que há de melhor no espírito humano. Em tempos de crise, respondemos dando uma mão às pessoas necessitadas. Essa doação é suficiente para alimentar praticamente um milhão de pessoas”, disse Rajiv Shah, administrador da USAID.

“Virar a maré contra a fome exige colaboração radical”, disse Josette Sheeran, diretor executivo do WFP. “Através de parcerias, estamos desenvolvendo o conhecimento e as ferramentas para atender a desnutrição e dar mais resistência, de forma que comunidades como aquelas no Quênia e em países vizinhos estejam mais preparadas para enfrentar futuras secas e inundações.”

A Cargill já tem parceria com o World Food Program USA há praticamente 10 anos para melhorar as oportunidades de nutrição, saúde e educação de crianças na América Central, África e Ásia. Durante esses anos, a Cargill contribuiu com projetos voltados a merendas escolares, higiene e saneamento, nutrição infantil e operações para ajuda emergencial. Mais recentemente, a Cargill lançou uma parceria com o WFP para melhorar a segurança alimentar e nutrição no estado indiano de Madhya Pradesh, através de um esforço rápido de dois anos, que deve beneficiar cerca de um milhão de pessoas, especialmente crianças com menos de seis anos de idade. Na última década, a Cargill contribuiu com mais de US$ 8 milhões para os programas de alimentação escolar, água e saneamento, nutrição infantil e ajuda emergencial.

Nota dos editores: Fotos e vídeos do arroz sendo transportado da Índia para a África podem ser baixados no site http://www.cargill.com/news/images-logos/africa-famine-donation.

Sobre a Cargill

A Cargill é produtora e fornecedora internacional de produtos e serviços nos setores alimentício, agrícola, financeiro e industrial. Fundada em 1865, a empresa privada emprega atualmente 138 mil pessoas em 63 países. A Cargill contribui com o sucesso de seus clientes através da colaboração e inovação; é comprometida com a aplicação de seu conhecimento e experiência globais para ajudar a superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que a empresa atue. Para obter mais informações, visite o site: Cargill.com e a área de imprensa e notícias.

Sobre o World Food Program USA

O Programa Alimentar Mundial dos Estados Unidos (World Food Program USA) é uma organização sem fins lucrativos que angaria apoio nos Estados Unidos para dar fim à fome global. O World Food Program USA envolve pessoas e organizações, molda políticas públicas e gera recursos para o Programa Alimentar Mundial da ONU, além de outras operações de ajuda alimentar.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter