Carlos Joel e diretoria são empossados para mandato 2016-2020 na Fetag gaúcha
Carlos Joel da Silva reassume a presidência da Fetag
Ao falar sobre a possibilidade de Reforma na Previdência Social Rural e a consequente perda de direitos, Joel colocou em votação e o plenário aprovou por unanimidade a realização de mobilizações caso seja enviado à Câmara e ao Senado qualquer projeto que corte direitos assegurados dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Emocionante. Assim estava a posse da nova diretoria da Fetag, encabeçada por Carlos Joel da Silva hoje (26) no Restaurante Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Casa cheia, mais de 450 pessoas entre agricultores e agricultoras familiares, dirigentes, lideranças, representantes de cooperativas, políticos, autoridades como o governador José Ivo Sartori e a presidente da Assembleia Legislativa Silvana Covatti.
Esposas, maridos, companheiras e companheiros, pais, mães, filhos e filhas, cunhados, sogros… uma infinidade de pares de olhos atentos e, especialmente, orgulhosos. À frente, 26 recém-empossados diretores e diretoras da Fetag pelo secretário de Meio Ambiente da Contag, Antoninho Rovaris.
Gente com trajetória no movimento sindical e que vai fazer e já faz história na Fetag, uma das importantes entidades representativas do estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e da América Latina. E isso pode ser facilmente comprovado pela diversidade da plateia que ocupou todos os espaços do saguão do restaurante.
O presidente licenciado Elton Weber iniciou as falas e saudou o público como acontecia nas aberturas das assembleias que ele conduzia na sede da Federação. Ele recordou que passou a integrar a direção da Fetag na mesma gestão da agora tesoureira-geral Elisete Hintz – ele como secretário-geral e ela como coordenadora de Mulheres, sendo acolhidos por Sérgio de Miranda, então vice-presidente, numa época em que a Federação era presidida por Ezídio Pinheiro.
Na sequência, Antoninho Rovaris, antes de proceder a posse, falou da importância do momento e disse que tinha grande satisfação em ser o responsável pelo ato, que a Fetag tem uma trajetória marcante no Brasil e na América Latina. Reiterou que a Contag é presidida atualmente por um gaúcho, Alberto Broch, integrante da diretoria da Fetag nos próximos quatro anos. “Estamos no rumo certo. A resistência do povo e do Msttr traz frutos e benefícios que não terminam agora. É apenas um recomeço. Sucesso para os que ficam e para os que voltam à base. Continuemos vivos no movimento sindical, lutando pelos nossos trabalhadores”.
JURAMENTO
“Nós, diretores e diretoras eleitos, nos comprometemos perante o MSTTR defender e representar a categoria dos trabalhadores e agricultores familiares a partir de seus problemas sentidos e vividos, cumprindo os estatutos sociais e decisões das instâncias deliberativas sempre lutando e zelando pelo sucesso da classe trabalhadora e da nossa categoria representativa. Declaramos empossada a direção da Fetag para os próximos quatro anos”.
DIRETORIA EFETIVA:
Presidente:
Carlos Joel da Silva – Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí
1º vice-presidente
Nestor Bonfanti – Regional Três Passos
2º vice-presidente
Sérgio de Miranda – Regional Passo Fundo
Secretário-geral
Pedrinho Signori – Regional Santa Rosa
1ª Secretária
Diana Hahn Justo – Regional Litoral
2º Secretário
Rafael Dalenogare Paz – Regional Missões II
Tesoureiro-geral
Elisete Kronbauer Hintz – Regional Ijuí
1º Tesoureiro
João Carlos de Brito – Regional Vale do Rio Sinos Serra
2º Tesoureiro
Olir Schiavenin – Regional Serra
Coordenadora de Mulheres
Lérida Matilde Pivoto Pavanelo – Regional Santa Maria
DIRETORIA SUPLENTES:
1º Suplente
Lindomar do Carmo Moraes – Regional Campos de Cima da Serra
2º Suplente
Inque Schneider – Regional Alto Jacuí
3º Suplente
Juliana Dullius Wingert – Regional Vale do Caí
4º Suplente
Maria Lovani Ely – Regional Vale do Taquari
5º Suplente
João Rui Dias Nunes – Regional Fronteira
6º Suplente
Paulo Roberto de Souza Coutinho – Regional Camaquã
7º Suplente
Adilson Machado da Silva – Regional Alto Uruguai
8º Suplente
Elton Roberto Weber – Regional Serra
9º Suplente
Heitor José Schuch – Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí
10º Suplente
Alberto Ercílio Broch – Regional Alto Jacuí
CONSELHO FISCAL EFETIVOS:
Josiane Cristina Einloft – Regional Centro Serra e V. do Rio Pardo
Gilberto Luiz Zanatta – Regional Serra do Alto Taquari
Bruno Leitzke – Regional Sul
CONSELHO FISCAL SUPLENTES:
José Solon da Silva – Regional Quarta Colônia
Rozane Elveni Kaufmann Scherer – Regional Missões I
Euzébio Borin – Regional Vale do Taquari
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Antes da posse da diretoria aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da Fetag para prestação de contas do ano passado. Joel abriu a assembleia saudando as lideranças e logo em seguida, a secretária-geral Elisete Hintz fez as leituras do edital e da ata anterior, as quais foram aprovadas. Na sequência, a diretora apresentou o Relatório de Atividades da Fetag de 2015 e fez a leitura da Palavra do Presidente, um texto em que a entidade faz um apanhado de todos os departamentos da Federação com suas atividades.
Já o Relatório de Contribuintes foi apresentado pelo tesoureiro-geral, Sérgio de Miranda. Em seguida, a contadora Loni Maleitzke trouxe as receitas e despesas da Fetag e o Balanço Patrimonial. Representando o Conselho Fiscal, Lindomar do Carmo Moraes leu o parecer favorável.
Ao falar sobre a possibilidade de Reforma na Previdência Social Rural e a consequente perda de direitos, Joel colocou em votação e o plenário aprovou por unanimidade a realização de mobilizações caso seja enviado à Câmara e ao Senado qualquer projeto que corte direitos assegurados dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
MULHERES
A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, fez o lançamento da Revista das Mulheres que trata basicamente de agroecologia, a partir de saberes e práticas vivenciadas no dia a dia. E, logo após, foi homenageada pela Comissão Estadual de Mulheres. Maria Lovani Ely, da Regional Vale do Taquari, deu as boas vindas à nova coordenadora, Lérida Pivoto Pavanelo e agradeceu a Inque, entregando uma orquídea e uma lembrança em nome das mulheres,, “Inque foi professora de crianças, mas foi nossa professora também nesses cinco anos”, disse. As integrantes da Comissão cercaram Inque e gritaram “Mulheres unidas, jamais serão vencidas”.
JUVENTUDE
Também a Comissão Estadual de Jovens prestou uma homenagem para Josiane Einloft, que deixa a coordenação e dá lugar à Diana Hahn Justo. Muito emocionadas, Diana agradeceu os ensinamentos a Josi que afirmou que a comissão é o primeiro passo da caminhada dentro do movimento sindical, recordando os ex-integrantes Juarez da Rosa Cândido, presidente da Coohaf, Elton Weber, deputado estadual e Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag. Ela recebeu dos membros da Comissão um álbum de fotos que retrata a sua trajetória na Fetag, além de uma orquídea. Os jovens também cercaram a ex-coordenadora e cantaram “Obrigado de coração, que Deus te abençoe e conduza pela mão”, além de darem gritos de ordem.
FINANCEIRO
O ex-tesoureiro geral da Fetag, Sérgio de Miranda, foi homenageado pelos funcionários do Departamento Financeiro, recebendo uma cesta de chocolates como recordação. A contadora Loni Maleitzke, em nome dos colegas, agradeceu a parceria e desejou sorte a Miranda, que permanece 2º vice-presidente da Federação.
CAMPANHA PREMIADA
Dois sortudos, um assalariado rural de Caxias do Sul e um agricultor familiar de São Jerônimo, receberam as chaves dos carros que ganharam no sorteio da Campanha Premiada do Plano Sustentar.
Fonte: Fetag/RS