Casa do Arrozeiro inicia atividades ainda este ano
Segundo o relatório final da colheita do arroz irrigado no Estado, na safra 2009/2010, Rio Pardo colheu quase 61 toneladas, com 1.218.784 sacos de arroz.
O prefeito de Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha, assinou na manhã de ontem em seu gabinete – juntamente com o presidente do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Maurício Miguel Fischer, o chefe de Gabinete do Instituto, Carlos Rafael Mallmann, e diversas entidades relacionadas ao setor – a autorização para início da construção da Casa do Arrozeiro no município. O escritório do Núcleo de Assistência Técnica funcionará como ferramenta de informação, atualização e qualificação para os agricultores. O município é um dos produtores do cereal de maior expressividade no Rio Grande do Sul, com produtividade média equivalente a 11% do total previsto para a Regional da Depressão Central.
Segundo o relatório final da colheita do arroz irrigado no Estado, na safra 2009/2010, Rio Pardo colheu quase 61 toneladas, com 1.218.784 sacos de arroz. Além do município, o escritório atenderá Pantano Grande, Passo do Sobrado e a parte norte de Encruzilhada do Sul.
O prefeito destacou a importância histórica que a cultura do arroz possui no município, cuja economia é baseada no setor primário. “O Irga está sendo parceiro dos produtores rio-pardenses através dessa iniciativa, que irá gerar ações de desenvolvimento no campo”, disse Joni da Rocha. Maurício Fischer agradeceu o empenho e a agilidade com que a Prefeitura deu andamento ao processo de doação do terreno.
A empresa responsável pela construção da Casa do Arrozeiro, a Ação Edificações Ltda., dará início à obra em duas semanas. A previsão de entrega do prédio, localizado no final da Rua General Osório, é para o fim deste ano. A localização estratégica fica próxima da Cooperativa Agroindustrial Coparroz, o que favorecerá mais proximidade no relacionamento entre os orizicultores locais.