Catarinenses querem criar Câmara Setorial do Arroz

A primeira reunião com representantes de entidades de classe e agricultores tomou forma nesta terça-feira, 27 de março, em uma reunião na Assembléia Legislativa.

Uma iniciativa do Conselho Municipal de Agricultura de Forquilhinha começa a tomar força em todo o Estado de Santa Catarina. A criação de um conselho ou entidade dentro da Câmara Setorial do Arroz, em nível estadual que agregue todos os segmentos da cadeia produtiva do arroz, a fim de solucionar problemas. "Começamos a debater este assunto em Forquilhinha e procuramos o deputado José Milton Scheffer para dar continuidade", afirma o Secretário de Agricultura de Forquilhinha Dimas Kammer.

A primeira reunião com representantes de entidades de classe e agricultores tomou forma nesta terça-feira, 27 de março, em uma reunião na Assembléia Legislativa. Acompanharam o Secretário Dimas Kammer, o presidente do Sindicato Rural Mario Westrup, o extensionista rural da Epagri de Forquilhinha Joelcy Lanzarini e o representante dos agricultores de Forquilhinha, Ludomir Westrup.

O objetivo da criação de um conselho é uniformizar o debate em todos os segmentos da cadeia produtiva para solucionar problemas, obter uma melhor política agrícola, melhores preços, entre outros. ?Queremos que a rizicultura se torne autossustentável e com preços competitivos. Entre outras coisas, que as indústrias criem mais opções com e para o arroz?, comenta Dimas Kammer.

Também estiveram no encontro, agricultores, membros dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Jacinto Machado, Forquilhinha, Araranguá, Tubarão e Itajaí, cooperativas, secretários municipais de Agricultura, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-SC). Em Santa Catarina atualmente cerca de oito mil rizicultores produzem aproximadamente 1,1 milhão de toneladas do grão, distribuído numa área de 150 mil hectares em 60 municípios.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter