Catarinenses querem criar Câmara Setorial do Arroz
A primeira reunião com representantes de entidades de classe e agricultores tomou forma nesta terça-feira, 27 de março, em uma reunião na Assembléia Legislativa.
Uma iniciativa do Conselho Municipal de Agricultura de Forquilhinha começa a tomar força em todo o Estado de Santa Catarina. A criação de um conselho ou entidade dentro da Câmara Setorial do Arroz, em nível estadual que agregue todos os segmentos da cadeia produtiva do arroz, a fim de solucionar problemas. "Começamos a debater este assunto em Forquilhinha e procuramos o deputado José Milton Scheffer para dar continuidade", afirma o Secretário de Agricultura de Forquilhinha Dimas Kammer.
A primeira reunião com representantes de entidades de classe e agricultores tomou forma nesta terça-feira, 27 de março, em uma reunião na Assembléia Legislativa. Acompanharam o Secretário Dimas Kammer, o presidente do Sindicato Rural Mario Westrup, o extensionista rural da Epagri de Forquilhinha Joelcy Lanzarini e o representante dos agricultores de Forquilhinha, Ludomir Westrup.
O objetivo da criação de um conselho é uniformizar o debate em todos os segmentos da cadeia produtiva para solucionar problemas, obter uma melhor política agrícola, melhores preços, entre outros. ?Queremos que a rizicultura se torne autossustentável e com preços competitivos. Entre outras coisas, que as indústrias criem mais opções com e para o arroz?, comenta Dimas Kammer.
Também estiveram no encontro, agricultores, membros dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Jacinto Machado, Forquilhinha, Araranguá, Tubarão e Itajaí, cooperativas, secretários municipais de Agricultura, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-SC). Em Santa Catarina atualmente cerca de oito mil rizicultores produzem aproximadamente 1,1 milhão de toneladas do grão, distribuído numa área de 150 mil hectares em 60 municípios.