Cautela em meio à volatilidade do mercado de arroz tailandês
Desde os últimos dias de março, os preços do arroz branco e parboilizado na Tailândia mudaram acentuadamente em ambas as direções.
A avaliação da S&P Global Platts do arroz Thai Parboiled 100% STX baixou de US $ 502 / mt FOB em 23 de março para US $ 464 / mt FOB em 22 de abril, uma queda de 7,6% em menos de um mês em meio à demanda persistentemente lenta e pressão de colheita. No entanto, dentro de quatro janelas de avaliação diária, este preço conseguiu fechar abril em US $ 11 / mt mais alto em US $ 475 / mt FOB.
Embora uma negociação tenha sido relatada neste nível, algumas fontes consideraram esta avaliação conservadora, vendo o mercado em até US $ 10 / mt acima da avaliação da Platts em 30 de abril.
O arroz branco quebrado 5% tailandês testemunhou uma volatilidade de preço semelhante em abril, com a colheita de grãos longos fora da temporada e a demanda offshore persistentemente lenta pesando no mercado. No entanto, a principal fonte dos picos de preços no final de abril foi inegavelmente liderada pela demanda por arroz parboilizado, ao contrário do branco.
Após uma série de atrasos nos embarques fracionados, cerca de três navios devem chegar ao porto de Bangkok em maio para serem carregados com arroz parboilizado para a África do Sul, além de vários para a África Ocidental e Iêmen até o final de junho.
Antes do COVID-19, esse ritmo de demanda não era nem um pouco incomum. Os preços locais provavelmente aumentariam, mas geralmente não na mesma proporção que nos últimos dias. Um comprador africano afirmou que “as pessoas não querem assumir grandes posições” no momento, enquanto um trader de Cingapura acrescentou que “construir uma posição de 10.000 mt parece arriscado” agora.
Especialmente para muitos compradores africanos sensíveis ao preço, a pandemia prejudicou seu poder de compra. Como o arroz branco de grão longo e parboilizado estão disponíveis em muitas origens asiáticas a preços muito mais competitivos desde antes do início de 2020, a fidelidade ao arroz tailandês diminuiu substancialmente e os exportadores não podem garantir que os compradores estarão regularmente no mercado de branco ou parbo. “Os preços estão altos, então as pessoas estão negociando com cautela”, acrescentou um segundo trader de Cingapura.
Outro grande choque da pandemia foi a liquidação repentina e dramática da Phoenix Commodities, após hedges cambiais infelizmente cronometrados. Vários exportadores – especialmente tailandeses – foram afetados pelo colapso, com muitos agora muito mais cautelosos em seus negócios como resultado. Um trader disse que os exportadores “não querem vender” para novas empresas, enquanto um comprador europeu acrescentou que os prazos de pagamento estendidos dos vendedores “desapareceram” da noite para o dia.
Do lado tailandês, um grande exportador disse que o mercado era “pura especulação”. Um segundo exportador concordou, dizendo que a especulação “dói na hora de entregar”. Um terceiro exportador disse que os compradores costumam solicitar Documentos Contra Pagamento nos últimos meses, em vez de Cartas de Crédito, “então [não] vale o risco para mim – [uma] quantia enorme por uma pequena margem”. Todos os três exportadores disseram que limitaram sua exposição ao mercado de exportação de arroz no ano passado.
Em geral, há a impressão no mercado tailandês, e talvez no mercado asiático de arroz de forma mais ampla, de que os participantes estavam agindo de maneira muito ousada em tempos pré-COVID. Como um comprador africano observou sem rodeios, “os comerciantes eram imprudentes”, mas claramente os exportadores não eram totalmente inocentes.
Como os preços dos grãos longos tailandeses permanecem não competitivos internacionalmente, os números de exportação não devem melhorar, já que os exportadores agora não estão dispostos a correr riscos ao negociar com novos clientes, restringindo os termos de pagamento e não construindo posições localmente.
Maiores oportunidades de hedge estão se apresentando para os participantes tailandeses, ou seja, o contrato futuro de arroz branco quebrado de 5% da CME, mas ainda não foi negociado.
Com o mercado tailandês claramente marcado pelos eventos de 2020 – mas aparentemente sem vontade de entrar no mercado de futuros – e os compradores testando cada vez mais a elasticidade dos mercados de grãos longos tailandeses, a atividade do mercado provavelmente permanecerá ilíquida e volátil no futuro previsível.