Celíacos passam a integrar a Câmara Gaúcha do Arroz

 Celíacos passam a integrar a Câmara Gaúcha do Arroz

Reunião aconteceu no Irga

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos integrantes da Câmara Setorial.

A reunião ordinária da Câmara Setorial do Arroz no Estado (CSA/RS), realizada na sede administrativa do Instituto Rio Grandense do Arroz na manhã de quarta-feira (28), contou com a participação de representante da Associação dos Celíacos do Brasil – Seção RS (Acelbra-RS). Durante a reunião, o coordenador técnico da Câmara RS, Rodrigo Rizzo, oficializou o convite para que a associação passe a integrar o grupo setorial. “A proposta foi aprovada por unanimidade pelos integrantes do CSA/RS”, acrescenta Rizzo.

“A entidade agradece e está feliz por ter sido convidada, pois é uma oportunidade para ser ouvida e reconhecida. Podendo explicar e transmitir as informações sobre as necessidades das pessoas portadoras da doença”, afirma a vice-presidente da Acelbra-RS, Ester Benatti. Na reunião da Câmara Setorial, ela abordou as questões sobre os celíacos, os cuidados e o perfil do consumidor que possui essa condição (quem são essas pessoas). Ester falou ainda sobre segurança alimentar e do insumo farinha de arroz, que substitui a farinha de trigo na alimentação dos celíacos justamente por não conter glúten.

A doença Celíaca é autoimune e afeta o intestino delgado, interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Estima-se que 1% da população mundial sofra com essa doença.

O presidente do Irga, Guinter Frantz, e o diretor comercial, Tiago Sarmento Barata, acompanharam o encontro de quarta-feira. Na pauta da reunião, foram discutidos ainda temas como o último encontro da Câmara Setorial Nacional do Arroz em Brasília, ações da Associação dos Arrozeiros de Alegrete e o projeto de lei federal que prevê a inclusão da farinha de arroz na merenda escolar.

Além do Irga, também participam da CSA/RS representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Federarroz, Fetag, Farsul, Apassul, BBM, BMS, Conab, Famurs, Fearroz, Rede Arrozeiras do Sul, Sindarroz, Emater, Sindapel, Abiap, entre outras entidades ligadas ao setor arrozeiro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter