Cenário atual do mercado de arroz
Autoria: Regina Célia Gonçalves Santos (Analista de mercado de arroz).
O décimo primeiro levantamento de safra divulgado pela Conab em agosto de 2009 indica uma produção nacional de arroz, para a safra 2008/2009, de 12,6 milhões de toneladas, 4,7% superior à colhida na safra passada, resultado das boas condições climáticas em todo o ciclo da cultura aliadas à boa tecnologia adotada.
A colheita está finalizada nas principais regiões produtoras do país, registrando bons índices de produtividade média em comparação à safra 2007/2008. No Rio Grande do Sul a média de produtividade atingiu 7.150 quilos/hectare, ou seja, 3,6% acima da média registrada no ciclo anterior. Em Santa Catarina, apesar das adversidades climáticas, as lavouras obtiveram, em média, 6.950 quilos/hectare, o que é considerado recorde em toda a série histórica. Na Região Centro-oeste, embora as precipitações pluviométricas tenham ocorrido de forma irregular nos meses de novembro e dezembro de 2008, a colheita transcorreu normalmente, mostrando bom desempenho em produtividade. Na Região Nordeste (Sul do Maranhão e Sul do Piauí) a colheita está finalizada, apresentando perdas em produtividade motivadas por fatores climáticos.
10 Comentários
não aparece na tela a cotação de todas as regiões, como antes
Prezado Sr. Joaquim: abaixo das cotações de arroz que aparecem na página inicial existe o link VER TODAS AS COTAÇÕES, onde podem ser visualizados os preços do arroz de todas as cidades monitoradas pela Revista Planeta Arroz.
Nunca passamos por uma fase, de preço tão baixo como esta que estamos passando agora. Pois se fizermos a comparação com a compra de equipamento , tratores e colheitaderas, temos que desembolças, uma quantia que não cobre a depreciassão dos equipamentos?
Regina estou lendo seu artigo,eu sou do sul do Maranhão que está ligado ao sul do Piauí da cidade de Balsas,e houve algum engano por quê agora que está se iniciando a colheita.Obrigada
Não sei como pode, Arrozeiros regionais: Cidades Santa Crua do Rio Pardo,Atacado da capital Paulista, Coop.Cotribá-RS, ofertarem fardos de Arroz abaixo de R$ 37,00, CIF no dia de hoje, 22/03/2010.
A Coop.Cotribá-RS, não perde uma licitação em cliente nenhum, jogo sujo.
É muito bem vindo esta determinação do governo federal no rigor da classificação de arroz, pois existe muitas industrias negociando arroz tipo 2 como se fosse tipo1, caracterizando assim uma comercialização desleau, em relação aquelas industrias que já trabalham realmente com tipo 1 deverdade.
o consomidor vai ter em sua mesa mais qualidade em arroz.
Fabricio gomes.
Ola, gostaria de saber quais são as perspectivas dos preços do arroz, daqui para frente, esse ano.Ele tende a chegar a que preço?
Obrigada
Luiza Maria
Minha mensagem é sobre a deslealde na questão tipo2 na embalagem tipo1 e ai vai ficar todo mundo sem se manifestar, do produtor ate ao consumidor tudo passado para tras.
Nós produtores não sei o q vai acontecer ,produzir barato e pagar os insumos caros +impostos.
Se com toda essa quebra o preço ta ruim,ja pensaram como sera a proxima safra?