Cepa: sul de Santa Catarina sofre com excesso de chuvas
Santa Catarina é o segundo produtor nacional de arroz e o primeiro de banana.
Depois do litoral norte de Santa Catarina, castigado em novembro por enchentes, foi o sul do Estado que sofreu com excesso de chuvas no final de semana. Segundo o técnico do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa), Júlio Rodigheri, o litoral catarinense concentra lavouras de arroz, banana, mandioca e fumo.
Santa Catarina é o segundo produtor nacional de arroz e o primeiro de banana. Em Timbé do Sul, no extremo sul, foram 309 milímetros de chuva no prazo de 48 horas, entre sexta-feira e ontem. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A (Epagri) ainda não tem um levantamento do efeito do clima sobre as principais culturas.
O litoral sul de Santa Catarina responde por 59% do arroz, 7% da banana, 25% do fumo e 33% da mandioca produzidos no Estado. Hoje subiu para dez o número de municípios em situação de emergência em razão das chuvas do final de semana. Até o meio-dia desta segunda-feira, oito prefeituras haviam decretado a medida.
Com as chuvas de novembro, a Epagri havia calculado as perdas para a safra estadual de arroz em 8%. Em compensação, as chuvas deste final de semana melhoraram a situação no oeste do Estado, importante na produção de soja e milho e onde havia início de estiagem, citou Rodigheri.