Chefe da Embrapa Arroz e Feijão defende aumento do consumo
Beatriz da Silveira Pinheiro destacou o entusiasmo do Mato Grosso com a orizicultura e a necessidade de aumentar o consumo de arroz no Brasil, principalmente associado ao feijão.
A chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Beatriz da Silveira Pinheiro, foi uma das palestrantes da manhã de hoje na 8ª Festa do Arroz. Destacando o entusiasmo da região pela cultura do arroz, Beatriz afirmou que Mato Grosso tem surpreendido pela rapidez do cultivo: “Pela questão especialmente climática, a região é favorecida e o arroz de terras altas realmente encontra o seu nicho”.
A palestra da pesquisadora foi focada no consumo do arroz. “Todos nós temos a grande preocupação de sentir que o consumo desse importante cereal está sendo reduzido, considerando que o Brasil hoje é auto-suficiente”, considerou.
A representante da Embrapa lembrou que no âmbito do Mercosul, sente-se cada vez mais a pressão do arroz que entra do Uruguai e da Argentina, adicionado ao ingresso de arroz de terceiros países no Brasil. “Isso faz com que haja essa perturbação ao mercado de arroz, acrescentou.
Segundo ela, por isso é importante trabalhar no sentido de fazer a população saber quanto este elemento tradicional da alimentação brasileira é importante em termos de prover calorias e nutrição para todas as faixas sociais, especialmente conjugado ao feijão. Ao mesmo tempo temos que estimular a indústria a ofertar outras formas alternativas desse produto”, afirmou.


