China buscando grande retorno sobre o investimento do Brasil

A CCCC também está considerando a compra de um fundo de investimento em infraestrutura que pretende construir um grande porto em Santa Catarina.

Por milhares de anos, a China e a soja estão inextricavelmente ligadas. A soja originou-se no sudeste da Ásia e foi domesticada pela primeira vez por agricultores chineses por volta de 1100 aC Hoje, a soja é cultivada e consumida em todo o mundo, mas nenhum país tem apetite pela versátil oleaginosa como a China.

O consumo de soja e as importações na China quase dobraram nos últimos 10 anos, subindo de 59 milhões de toneladas para 113 milhões de toneladas e 50 milhões de toneladas para 95 milhões de toneladas, respectivamente, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA. Das exportações mundiais de soja projetadas para o ano-safra de 2018-19, 62% serão embarcadas para a China.

Incapaz de conseguir algo próximo da auto-suficiência, a China dependeu muito das importações de soja para suprimir o crescente desejo por alimentos à base de proteína entre sua população, que totaliza quase 1,4 bilhão.

À medida que as tensões comerciais continuam a aumentar com os Estados Unidos, que há muitos anos são fornecedores líderes de soja para o país asiático, a China agora busca importações de outros países – mais proeminentemente, o Brasil – para atender às suas necessidades.

A China não apenas está aumentando suas compras de soja do Brasil, que nos últimos cinco anos ultrapassou os Estados Unidos como o maior produtor de soja do mundo, mas também está investindo bilhões de dólares para melhorar a infraestrutura brasileira, o que dificultou sua oferta eficiente. milhões de toneladas de soja que colhe anualmente.

O aumento do investimento dos asiáticos no país sulamericano começou por volta de 2010, como parte de uma diretriz orientada pelo Estado para aumentar sua segurança alimentar e energética por meio de aquisições no exterior.

O aporte atingiu uma alta de sete anos de US $ 24,7 bilhões em 2017, segundo o ministério de planejamento brasileiro, e no início deste ano a China Communications Construction Co. (CCCC) iniciou um porto no estado do Maranhão que enviará milhões de toneladas de exportações agrícolas por ano.

Esse investimento de US $ 520 milhões está sendo financiado pelo Banco Industrial e Comercial da China. A CCCC também está considerando a compra de um fundo de investimento em infraestrutura que pretende construir um grande porto no sul de Santa Catarina, principalmente para as exportações de soja e carne .

Mas, apesar desse influxo de investimento da China, a infra-estrutura de transporte de grãos do Brasil, particularmente do interior, continua atolada com gargalos estruturais significativos e uma dependência excessiva do transporte de caminhão versus ferrovia ou hidrovia. Durante uma greve de caminhões de 11 dias em maio, o movimento de fornecimento de grãos do país praticamente parou, e os efeitos da greve ainda estavam sendo sentidos vários meses depois. Por mais impressionante que tenha sido o investimento financeiro da China na infraestrutura do Brasil, será necessário um compromisso muito maior para atualizar a rede de transporte agrícola para um nível satisfatório.

Por enquanto, parece um jogo feito no céu – a China precisa da soja e outras commodities brasileiras e do Brasil, começando a emergir de seu pior período econômico na história em que o PIB contraiu mais de 7% em um período de dois anos, precisa de investimento chinês para estimular sua economia em dificuldades.

Além de ganhar mais acesso à soja e outros recursos naturais, a China estará exercendo seu poder econômico em um país que tradicionalmente está sob influência comercial dos EUA. Mas essa influência vem diminuindo nos últimos anos, assim como a relação entre os EUA e a China, que permanecem presos em uma guerra comercial que durou meses e que limitou a venda de soja norte-americana à China. Se a guerra comercial entre as duas superpotências continuar – talvez até mesmo se isso não acontecer – a China buscará cada vez mais a América do Sul, e o Brasil em particular, para satisfazer sua imensa demanda por soja e outros produtos agrícolas.

Embora pareça ser uma boa estratégia, só o tempo dirá se a China receberá um retorno adequado do investimento.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter