China compra arroz indiano pela primeira vez em décadas

 China compra arroz indiano pela primeira vez em décadas

Comerciantes indianos confirmaram venda de 100 mil t de arroz para a China

Aquisição é de arroz quebrado e país hindu espera novas remessas.

Pequim importa cerca de 4 milhões de toneladas de arroz anualmente, mas evitou compras da Índia por muito tempo, alegando problemas de qualidade. Agora, a China começou a importar arroz indiano pela primeira vez em pelo menos três décadas devido ao aperto na oferta e a possibilidade de comprar do país hindu a preços com descontos acentuados, disseram autoridades da indústria indiana à Reuters.

A Índia é o maior exportador mundial de arroz e deve beirar 15 milhões de toneladas nesta temporada, enquanto a China, maior comprador, importa cerca de 4 milhões de toneladas de arroz, anualmente, mas fontes do mercado cogitam que este volume alcance até 6 milhões de toneladas anuais.

O avanço chinês ocorre em um momento em que as tensões políticas entre os dois países são altas por causa de uma disputa de fronteira no Himalaia. “Pela primeira vez a China nos compra esse grão em muito tempo. Eles podem aumentar as compras no ano que vem, depois de ver a boa qualidade da nova e ótima safra indiana", disse BV Krishna Rao, presidente da Associação de Exportadores de Arroz.

Traders indianos contrataram a exportação de 100 mil toneladas de arroz quebrado para embarques de dezembro-fevereiro por cerca de US $ 300 por tonelada, disseram funcionários da indústria.
Fornecedores tradicionais da China, como Tailândia, Vietnã, Mianmar e Paquistão limitaram os suprimentos excedentes para exportação e estavam cotando pelo menos US $ 30 a mais por tonelada em comparação com os preços indianos, de acordo com autoridades do comércio indiano de arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter