Chuva causa prejuízos a agricultores gaúchos

Instituto calcula danos de cerca de R$ 50 milhões.Produtores devem pedir ajuda ao governo..

As chuvas dos últimos dias têm causado muita preocupação para os agricultores gaúchos. Parte da lavoura de arroz ainda não foi plantada e o trigo permanece no campo, já que o excesso de água impede o término da colheita.

O trigo já deveria estar colhido há 15 dias, mas a chuva atrasou o trabalho e pode comprometer metade da lavoura da propriedade no noroeste do estado. Em São Borja, 10.500 hectares de arroz estão submersos.

Um levantamento inicial do IRGA, instituto de arroz, aponta um prejuízo de cerca de R$ 50 milhões.

Em reunião, os produtores foram orientados a acionar os seguros agrícolas e exigir medidas de apoio do governo. “Estamos pedindo uma redução de tributos federais”, disse Renato Rocha, presidente da Federarroz.

Trinta por cento das áreas de arroz da região central ainda precisam ser semeadas, mas o período recomendado acabou há dez dias. Por enquanto, a única certeza de técnicos e produtores é de que a produtividade vai baixar.

“O problema são as áreas que foram plantadas cerca de um ou dois dias antes das enchentes. O arroz não iniciou o processo de germinação e essa semente, dependendo do tempo, pode começar a apodrecer”, explicou o agrônomo Glênio Picada.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter