Chuva concentrada em território gaúcho ajuda produtores de arroz

Reservatórios estão cheios e a cultura está se desenvolvendo bem. Irga prevê crescimento na produção de arroz em 2013..

Sol forte e muita água. A cultura do arroz está na fase reprodutiva, uma das mais delicadas. A chuva tem vindo forte e em alguns casos até demais, conforme reclama João Bidinoto, de Uruguaiana.

O caso do agricultor é exceção. Segundo o Irga, Instituto Riograndense do Arroz, na conta geral da safra, a chuva está sendo comemorada. A previsão é de crescimento na produção de arroz em 2013. O plantio se encerrou com aumento de 3% na área plantada.

A fronteira oeste é a maior produtora de arroz do estado. Em Uruguaiana, Carlos Simonetti espera colher de 7500 a 8 mil quilos de arroz por hectare este ano. “A princípio temos a expectativa de uma safra razoável", diz.

Flávio Varone, meteorologista, explica a distribuição das chuvas e as culturas que estão sendo mais beneficiadas até agora

1 Comentário

  • Caros Colegas.
    Temos que ter o cuidado em falar sobre previsão de crescimento de produtividade. Pois a fronteira (como comenta a noticia acima) é o maior prodututor e a cultura do arroz irrigado necessitaria de luz e tratos culturais na hora certa, o que não foi possível durante o mês de dezembro(500mm em Manoel Viana) devido as chuvas intensas, onde o arroz semeado no sedo setembro e início de outubro estava na fase crítica de luz. O El nino de 2009 apresentou produtividade razoavel diante do esperado, mas ocorreu um período sem chuvas e com boa luminosidade do final de novembro até iníco de janeiro e novamente um período sem chuvas na fase crítica para o arroz semeado após as enchentes. Será que esse el ninõ está mesmo ajudando a aumentar a produtividade das lavouras?
    Um abroço,

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter