Chuvas ameaçam safras de kharif na Índia
(Por Planeta Arroz*) Os padrões climáticos que impulsionam a umidade em toda a Índia reativaram o sistema de monções, inundando áreas agrícolas em vários estados e colocando em risco as principais safras semeadas no verão ou kharif, incluindo o arroz, um alimento sensível ao preço e amplamente consumido.
Uma circulação ciclônica sobre a Baía de Bengala, despejando fortes chuvas em Bengala Ocidental, correntes de ar devido a uma formação de baixa pressão nos estados do norte e uma trilha chuvosa em Gujarat, Rajastão, Madhya Pradesh, Chhattisgarh e Odisha inundou grandes partes de vários estados, colocando em perigo as colheitas.
Os campos de arroz em muitos distritos dos estados de Punjab, Haryana e partes de Uttar Pradesh estão submersos, disseram produtores, enquanto Delhi testemunhou chuvas históricas no sábado.
Uma monção entrando em modo hiperativo em um mês, quando deveria começar a diminuir, poderia trazer miséria para o setor agrícola, que sustenta metade da população da Índia.
O Departamento Meteorológico da Índia, em um alerta no sábado, disse que poderia haver “danos à horticultura e plantações em pé em algumas áreas devido à inundação”.
Depois de dificultar o plantio de safras semeadas no verão, como soja, arroz, algodão e vegetais devido a um longo período de seca de meados de junho a meados de julho, as enchentes agora afetaram as safras em estados como Uttarakhand, partes de Uttar Pradesh, Bihar, West Bengal e Madhya Pradesh.
Rendimentos ou produção mais baixos podem impulsionar os preços dos alimentos, já que os cortes de empregos após a Covid-19 impactaram quase um milhão de indianos, de acordo com dados do Centro de Monitoramento da Economia Indiana, uma empresa privada de dados.
“Se as chuvas fortes persistirem, os rendimentos podem ser afetados, embora chuvas moderadas em setembro sejam benéficas”, disse Ashok Renjen, um ex-agrônomo do departamento de agricultura de Punjab.
No sábado, o IMD previu chuvas “bastante generalizadas” com “quedas pesadas a muito fortes isoladas”, o que se correlaciona com chuvas perigosas, em muitos estados até 14 de setembro, especialmente em partes de Konkan e Goa, Maharashtra, Gujarat, Rajasthan, Madhya Pradesh, Chhattisgarh, Odisha.
Enquanto o plantio de arroz se manteve em níveis normais na semana atual, em 106 milhões de hectares, os agricultores semearam oleaginosas em mais de 17 milhões de hectares, o que também é considerado normal, de acordo com dados oficiais. As leguminosas foram semeadas em 13,9 milhões de hectares, ligeiramente acima do normal.
A Índia é o maior exportador global de arroz e nos últimos três anos experimentou um salto significativo nos resultados de comercialização internacional.