Chuvas atrapalharam o avanço do plantio no RS

A atividade esteve parcialmente paralisada em algumas áreas devido à ocorrência
de chuvas no final da semana.

Os produtores já iniciaram o plantio da safra de arroz 2017/2018. Embora em termos estaduais o total semeado não ultrapasse 2% do total previsto, algumas regiões atingem percentuais maiores sobre suas respectivas áreas,como Fronteira Oeste e Sul. Parte da Região Centro, onde o plantio pré-germinado é mais comum, o percentual plantado também é maior.

De maneira geral é boa a quantidade de áreas com o preparo antecipado do solo para a cultura, registrando-se que a grande maioria dos produtores está muito bem encaminhada no preparo e limpeza dos canais, acesso às lavouras e inclusive com taipas prontas.Tudo isso possibilita antecipar o plantio ou realizá-lo na época correta/ideal de semeadura.

Neste sentido, a atividade esteve parcialmente paralisada em algumas áreas devido à ocorrência de chuvas no final da semana. Nas áreas prontas já ocorre aplicação de herbicidas para o manejo das plantas existentes.

No momento, o aumento dos preços dos combustíveis e da energia elétrica é motivo de preocupação, pois poderá causar impactos negativos com a elevação significativa dos custos
de produção da lavoura arrozeira.

Quanto à irrigação, necessária no futuro próximo, os reservatórios de água se encontram com sua capacidade plena, o que não deverá seruma dificuldade para o desenvolvimento da safra.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter