Chuvas de monção cobrem dois terços da Índia antes do normal e aceleram plantio do arroz
As chuvas anuais das monções na Índia cobriram dois terços do país, quase duas semanas antes do horário normal, disse um funcionário do departamento de clima na segunda-feira, acrescentando que as condições são favoráveis para mais avanços nas partes noroeste nesta semana. A chegada antecipada das chuvas no centro e no norte da Índia ajudará os agricultores a acelerar a semeadura de safras do verão e o transplante em culturas como arroz, e podem aumentar o rendimento das safras também.
“A monção já cobriu algumas partes do Punjab. Normalmente, ela entra na última semana de junho”, disse um funcionário do Departamento Meteorológico da Índia (IMD), que não quis se identificar. A temporada de precipitações anuais chegou ao estado de Kerala, no sul do país, em 3 de junho, contra o usual 1º de junho, mas avançou rapidamente desde então.
Desde o início da temporada, as monções proporcionaram 25% de chuvas acima do normal na região central da Índia, mostraram dados compilados pelo IMD. Elas são cruciais para a economia de US $ 2,7 trilhões da Índia, pois fornecem quase 70% da chuva necessária para as fazendas, além de reabastecer reservatórios e aquíferos.
A semeadura de verão, como algodão, arroz, soja, milho e leguminosas já começou nos estados do sul e oeste, e pode começar no centro e norte da Índia esta semana, disse um comerciante de Mumbai com uma empresa comercial global. “Os agricultores estão interessados em arroz e oleaginosas devido aos preços mais altos. Podemos ver uma área maior com soja e arroz”, disse o comerciante.
A Índia é o maior exportador mundial de arroz e o principal importador de óleos comestíveis, como óleo de palma, soja e girassol.
Quase metade das terras agrícolas da Índia não recebe irrigação e depende das chuvas anuais de junho a setembro. A agricultura representa quase 15% da economia, mas sustenta mais da metade de uma população de 1,3 bilhão de habitantes.