Chuvas de monções voltam às áreas de arroz da Índia

Sete Estados do sul e oeste atingidos pela seca no ano passado precisam de chuvas abundantes para ajudar na recuperação.

As cruciais chuvas de monção na Índia chegaram na hora em Kerala, na costa sul do país, no sábado (1º/06), aumentando as perspectivas agrícolas e as esperanças de alívio da seca em áreas de cultivo de arroz, algodão, cana-de-açúcar e soja. A monção chegou a Kerala e a grande parte do vizinho Tamil Nadu – dois Estados do sul, segundo o Departamento Meteorológico da Índia. As chuvas, que vão de junho a setembro, são vitais para 55% das terras agrícolas sem irrigação na Índia, um dos maiores produtores e consumidores mundiais de alimentos.

Sete Estados do sul e oeste atingidos pela seca no ano passado precisam de chuvas abundantes para ajudar na recuperação. As chuvas de monção devem chegar aos Estados de Karnataka e Andhra Pradesh nos próximos dois dias. A agência meteorológica indiana previu no mês passado que as chuvas chegariam a Kerala em 3 de junho, com margem de erro de quatro dias para mais ou menos, um período considerado normal, o que permitirá o plantio de arroz, soja e algodão na época adequada.

No ano passado, as chuvas de monção atingiram Kerala quatro dias depois da data prevista, 1º de junho. Mas as chuvas globais na temporada ficaram apenas 8% abaixo do normal, garantindo uma boa colheita de arroz, suficiente algodão para sustentar as exportações e uma produção de açúcar superior à demanda. A temporada de chuvas de monção começa sobre a costa de Kerala e se desenrola ao longo do resto da Índia e nos vizinhos Bangladesh, Butão e Nepal em meados de julho.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter