Chuvas em excesso comprometem culturas e podem reduzir safra do arroz

Existe informação de que em propriedades plantadas com sementes precoces, a perda é elevada porque os cachos não se desenvolveram e acabaram ficando escuros, sem grão.

O excesso de chuvas e mau tempo reinante nas últimas semanas têm prejudicado as atividades no campo e traz reflexos negativos nas culturais sazonais. O arroz como carro-chefe da economia de Massaranduba, poderá sofrer queda da sua produção, pelo fato de prejudicar a formação dos grãos na fase de floração.

Ainda não se fala em perdas generalizadas, mas é fato que os altos volumes de chuva e baixa luminosidade das últimas semanas têm dificultado o desenvolvimento da cultura. O secretário Vilson Eischtädt, explica que todas as culturas acabam afetadas pelo excesso de umidade, mas o arroz tem peso econômico e social mais significativo.

O índice de comprometimento ainda não dá para ser mensurado. Existe informação de que em propriedades plantadas com sementes precoces, a perda é elevada porque os cachos não se desenvolveram e acabaram ficando escuros, sem grãos. O replantio não é descartado, o que implica em mais investimentos. A expectativa em relação à colheita da safra ainda é uma incógnita e vai depender do comportamento do clima. É possível que os reflexos cheguem também à mesa do consumidor.

3 Comentários

  • É só relatos de perdas, replantes e aumentos absurdos de custos em Sta Catarina e RGS, como diziam alguns técnicos de determinados ” Institutos ” será que ainda é cedo para falar em perdas, prejuízos e grande quebra na produtividade este ano ? Há muitas lavouras em observação ainda ? Já possuem diagnóstico ?Ou o replante não será necessário ? será que semente depois de uma semana em baixo d’agua ainda pode germinar ?com a palavra os técnicos.

  • meu avô paterno dizia: “arroz gosta de água no pé e sol na cabeça”

    nos dias de hoje: EM ANO DE EL NIÑO a produtividade cai no arroz e a soja na várzea sofre por excesso de umidade…e supersafra na coxilha.
    EM ANO DE LA NIÑA o arroz dá supersafra e a soja na coxilha apanha

  • Aqui na Depressão Central as lavouras estão tomadas de aguapé… Nunca vi tanta infestação… Ano terrível para o arroz… Tomara que chegue logo o verão e venha o sol…

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter