Chuvas em excesso prejudicam lavouras no Norte da Índia

Mesmo com as chuvas abundantes, o país, que é o terceiro maior produtor mundial de arroz, espera colher o recorde de 100 milhões de toneladas nesta temporada

.

As fortes chuvas de monção devem afetar de 10% a 15% das lavouras de arroz em dois importantes estados produtores do norte da India. Partes dos estados de Punjab e Haryana, que contribuem com um terço dos estoques de arroz do governo, tiveram as lavouras do cereal inundadas após as fortes precipitações na semana passada. Em Punjab, as chuvas foram 9% acima do normal, enquanto em Haryana ficaram 7% superiores ao habitual.

As informações foram repassadas pelo ministro de Agricultura e Alimentação do país a agências
internacionais. A área plantada com arroz na India até o dia 09 de julho somou 7,23 milhões
de hectares, avanço de 5,4% sobre igual período do ano anterior. Mesmo com as chuvas abundantes, o país, que é o terceiro maior produtor mundial de arroz, espera colher o recorde de 100 milhões de toneladas nesta temporada, em virtude do aumento de área.

1 Comentário

  • Os produtores de um modo geral criticam os institutos de pesquisas por desenvolverem variedades com alto índice produtivo, considerando que este seja o problema que influencia no preço do arroz. Em agosto de 2004 quando o preço do arroz era de R$35,00 e o produtor não ofertava, o então presidente da república, por pressão da indústria, reduziu a TEC para facilitar a importação o que permanece até os dias de hoje. Considero muito difícil a situação do produtor brasileiro, pois um país como o Brasil que produz 2% do arroz mundial não tem como barganhar preço a não ser por intervenção do governo federal de elevar novamente a TEC para proibir a importação dos países asiáticos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter