Chuvas fortes beneficiam o arroz gaúcho

Com a precipitação intensa e concentrada em períodos curtos, os níveis das barragens estão se recuperando e a Emater-RS vê condições de elevação de 10% na expectativa inicial de 1 milhão de hectares para a área plantada com a cultura na safra 2012/13.

Apesar dos transtornos provocados nas rodovias que ligam Porto Alegre ao sul do Estado, a forte chuva dos últimos três dias começa a garantir um alento para as lavouras de arroz no Rio Grande do Sul. Com a precipitação intensa e concentrada em períodos curtos, os níveis das barragens estão se recuperando e a Emater-RS vê condições de elevação de 10% na expectativa inicial de 1 milhão de hectares para a área plantada com a cultura na safra 2012/13.

"Em Bagé e em Santana do Livramento choveu mais do que a média do mês só nos últimos três dias", diz o diretor técnico da Emater-RS, Gervásio Paulus. Segundo ele, a chuva forte acontece no "momento ideal", porque menos de 10% das lavouras de arroz foram plantadas até agora. Paulus explicou que com o aumento dos níveis das barragens e o alagamento das áreas de várzea, o arroz deve recuperar boa parte da área que seria perdida para a soja, caso persistisse a escassez de água das últimas semanas. "O excesso de água não é bom para a soja porque ela não tolera solo encharcado", disse.

Se o crescimento de 100 mil hectares na área plantada de arroz se confirmar, haverá crescimento de 6,7% sobre o ciclo anterior, quando o plantio cobriu 1,036 milhão de hectares e rendeu 7,6 milhões de toneladas, conforme a Emater-RS. Segundo Paulus, as precipitações também beneficiam as pastagens na metade sul do Estado. No norte e noroeste, a umidade segue escassa.

3 Comentários

  • NÃO ENTREM NESSA….SAFRA FARTA, É SINÔNIMO DE PREÇO ABAIXO DE R$ 30,00 O SACO…….NÃO PODEMOS MAIS COLHER 8, 9, 10 MILHOES DE TONELADAS DE ARROZ, POIS O PREÇO IRA DESPENCAR….MAXIMO 7 MILHOES DE TONELADAS DE ARROZ, E OLHE LÁ……..PENSEM NISSO..OLHO VIVO….

  • Vamos pensar positivo meu amigo e acreditar que podemos fortalecer as exportações.
    Abraço.

  • Na depressão central não é esta a realidade.No meu município as barragens que enchem com facilidade esta com 50% da capacidade.Foi muito boa a chuva para encher os quadros em áreas sistematizadas, mas para recuperar completamente os mananciais necessitamos de no mínimo 700 mm acumulados até final de novembro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter