Cibus firma acordo com CIAT e FLAR para fornecer característica de tolerância a herbicidas

 Cibus firma acordo com CIAT e FLAR para fornecer característica de tolerância a herbicidas

Graterol: Oportunidade de avanço para os híbridos da América Latina

(Por Planeta Arroz) A Cibus, Inc. (Nasdaq: CBUS), empresa líder em tecnologia agrícola especializada no desenvolvimento e licenciamento de características de plantas geneticamente editadas, anunciou um acordo de transferência de material com o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), organização que, em colaboração com o Fundo Latino-Americano para o Arroz Irrigado (FLAR), participa do Consórcio de Arroz Híbrido para a América Latina (HIAAL) e se dedica ao avanço das tecnologias voltadas ao desenvolvimento de híbridos de arroz para as Américas Central, do Sul e o México. Por meio deste acordo, a Cibus fornecerá sua característica de tolerância ao herbicida HT3 clethodim para ser introduzida no germoplasma de arroz de elite do HIAAL.

Este acordo marca mais um passo significativo no objetivo da Cibus de viabilizar a entrega de híbridos de arroz de alto desempenho, equipados com tecnologia avançada de controle de plantas daninhas, para agricultores em toda a América Latina. A Cibus e o CIAT se concentrarão inicialmente na característica de tolerância a herbicidas HT3, que demonstrou forte desempenho em ensaios de campo em diversos locais e em várias safras nos Estados Unidos. Essa característica permitirá acelerar o desenvolvimento de novos híbridos de arroz para os membros da HIAAL, especificamente adaptados para enfrentar os crescentes desafios impostos por plantas daninhas resistentes a herbicidas, incluindo o arroz daninho.

“Nossa missão é apoiar a produtividade e a sustentabilidade do arroz na América Latina, oferecendo aos produtores acesso a genética superior combinada com tecnologia de ponta”, disse Eduardo Graterol, Diretor Executivo da FLAR. “Este acordo com a Cibus representa um aprimoramento significativo do nosso portfólio de características e se alinha à nossa visão de longo prazo de apoiar a competitividade dos produtores de arroz na região.”

“Estamos entusiasmados em trabalhar com o CIAT, o FLAR e o HIAAL em nossa busca por maior acesso ao mercado latino-americano, em alinhamento com nossa missão e estratégia. Este acordo inicial é o primeiro passo para abrir o caminho comercial e oferecer nossa expertise em desenvolvimento de características geneticamente editadas, com o objetivo de fornecer sementes de arroz com características HT que aumentarão a produtividade e a sustentabilidade dos produtores de arroz da América Latina”, disse Peter Beetham, CEO interino da Cibus.

O arroz é um foco estratégico para a empresa de tecnologia, com potencial de geração de receita a curto prazo. A característica de tolerância a herbicidas fornece uma ferramenta essencial para o manejo de plantas daninhas, permitindo que os agricultores melhorem o potencial de produtividade e, ao mesmo tempo, enfrentem os principais desafios agronômicos. O HIAAL, por meio do CIAT e do FLAR, traz para a parceria uma sólida base de conhecimento regional e um extenso banco de germoplasma, com programas estabelecidos em diversos países por meio de seus membros. Esta iniciativa apoia um esforço mais amplo para desenvolver variedades de arroz resilientes ao clima e de alta produtividade que atendam às necessidades em evolução da rizicultura moderna, com base e respaldo na tecnologia de edição genética desenvolvida pela Cibus.

A empresa é líder em características de produtividade editadas geneticamente, que abordam desafios críticos de produtividade e sustentabilidade para os agricultores, como doenças e pragas, que, segundo estimativas das Nações Unidas, custam à economia global aproximadamente US$ 300 bilhões anualmente. O foco de longo prazo da nova parceira do FLAR são as características de produtividade para agricultores nas principais culturas em linha do mundo. A Cibus não é uma empresa de sementes. É uma empresa de tecnologia que utiliza a edição genética de alto rendimento para desenvolver sementes em uma fração do tempo e do custo do melhoramento genético convencional e licenciá-las para empresas de sementes em troca de royalties sobre as vendas.

O CIAT, FLAR e HIAAL (agora Aliança da Bioversity International), membro da parceria global de pesquisa do CGIAR, foram criados para abordar as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a degradação ambiental e a desnutrição, maximizando o impacto da mudança em pontos-chave do sistema alimentar. O FLAR é uma parceria público-privada de longa data que gera e dissemina conhecimento, tecnologias e inovações por meio de parcerias que contribuem para a competitividade e a sustentabilidade do arroz. O Consórcio de Arroz Híbrido para a América Latina (HIAAL), uma iniciativa do CIAT e do FLAR, tem como objetivo tornar a tecnologia do arroz híbrido acessível aos produtores da América Latina.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter