Cientistas chineses descobrem gene chave para economizar uso de fertilizantes
Gene reduz demanda por N em gramíneas e torna mais eficiente a aplicação de fertilizantes nitrogenados.
A revista Nature, uma das mais renomadas no mundo sobre ciências, publicou artigo hoje informando que cientistas chineses descobriram um gene chave nas plantações que aumenta sua eficiência quando usam fertilizantes nitrogenados, o que ajudará a reduzir o uso de fertilizantes.
A aplicação de fertilizantes nitrogenados é uma medida importante para aumentar a safra de culturas como arroz e trigo. No entanto, uma grande quantidade de fertilizante nitrogenado também causa problemas ecológicos, como a acidificação do solo e as emissões de gases de efeito estufa na agricultura.
Os cientistas Instituto de Biologia Genética e Desenvolvimento subordinado Academia Chinesa de Ciências analisaram os mecanismos subjacentes a eficiência de utilização de azoto nas culturas e confirmou que o gene GRF4 é um regulador positivo de azoto do metabolismo das plantas.
Depois de aumentar a expressão de GRF4, as culturas mantiveram um alto rendimento junto com o aumento notável na eficiência do uso de nitrogênio.
A pesquisa permite estratégias agrícolas inovadoras para agricultura sustentável, de acordo com o grupo de pesquisa.
A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira na revista Nature.