Cientistas do Quênia descobrem caracol invasor danificando fazendas de arroz

 Cientistas do Quênia descobrem caracol invasor danificando fazendas de arroz

Caramujo maçã já é uma das 100 piores pragas invasoras do mundo

Dado o impacto desta espécie na Ásia, há necessidade de uma avaliação do risco para a África e da implementação de uma resposta apropriada no Quênia .

Cientistas quenianos descobriram um caracol invasor que estava danificando fazendas de arroz. Dado o impacto desta espécie na Ásia, há necessidade de uma avaliação do risco para a África e da implementação de uma resposta apropriada no país e em outros lugares para gerenciar esta nova ameaça à agricultura e ao meio ambiente, disseram os especialistas.

Theophilus Mutui, diretor-gerente do Serviço de Inspeção de Saúde Vegetal do Quênia (KEPHIS) disse quinta-feira que o caramujo maçã, cientificamente conhecido como ‘Pomacea canaliculata’, ameaça a produção de arroz do Quênia, especialmente na região de Mwea, onde mais de 70% do grão nacional é cultivado.

O caracol é considerado um dos invertebrados mais invasivos dos cursos de água e sistemas de irrigação. Mutui disse que desde que foi detectado pela primeira vez no esquema de irrigação de Mwea, no centro do Quênia, o caracol se espalhou gradualmente para outras partes do país.

Para controlar a propagação do caramujo, os agricultores locais serão treinados, o público será informado sobre seus perigos, barreiras físicas serão instaladas e o uso de controle mecânico e manejo comunitário de caramujos também será promovido.

Ivan Rwomushana, cientista sênior do Gerenciamento de Espécies Invasivas do Centro de Agricultura e Biociências Internacional de Nairóbi (CABI), disse que os resultados mostram que outros esquemas de irrigação no Quênia ainda não foram afetados, embora sementes e maquinários trazidos de Mwea representem um risco de invasão .

"Vamos trabalhar com as agências nacionais relevantes para desenvolver uma resposta rápida e estratégia de contenção para domar esta nova espécie invasora", disse Rwomushana.

O caracol se tornou uma praga agrícola e ecológica, causando perdas econômicas significativas no cultivo de arroz em áreas úmidas e ameaçando a biodiversidade na Ásia.

O caracol está listado entre 100 das piores espécies invasoras do mundo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter