Cientistas plantam arrozais na Holanda em teste de agricultura sustentável

 Cientistas plantam arrozais na Holanda em teste de agricultura sustentável

(Por NL Times) Pesquisadores da Wageningen University & Research e da Leiden University, na Holanda, cultiivam cerca de 3.000 plantas de arroz em um campo perto de Leiden para testar se o cereal é uma alternativa viável para o gado em solo turfoso. Eles querem testar se o arroz pode ser um meio-termo para o manejo sustentável de turfeiras, em que os níveis de água podem subir mais, mas os alimentos ainda podem ser produzidos.

Segundo os pesquisadores, o arroz pode ser uma cultura interessante para a Holanda. Ela cresce muito bem em terras inundadas, interrompendo a mineralização da turfa e o afundamento do solo. Níveis mais altos de água subterrânea podem limitar a intrusão e a salinização da água do mar. Os arrozais úmidos também podem fornecer um habitat para espécies aquáticas como libélulas e anfíbios, aumentando a biodiversidade.

Os cientistas escolheram uma variedade de arroz que foi recentemente introduzida com sucesso no norte da Suíça, que tem um clima semelhante ao da Holanda. Se tudo correr bem, eles esperam colher o arroz no final de setembro.

“No norte da Suíça, o arroz é cultivado por diferentes agricultores em áreas de turfa. Isso acabou sendo uma vitória para a biodiversidade e os agricultores. Portanto, parece haver um grande potencial na Holanda com um clima semelhante, mas turfeiras muito maiores”, disse o pesquisador Julian Helfenstein.

As perguntas que os cientistas esperam responder incluem onde faria sentido cultivar arroz, se  pode ser colhido enquanto os campos permanecem inundados e se a agricultura nas turfeiras – atualmente dominadas pela produção de laticínios – pode fazer a transição para a agricultura baseada no cereal. Eles também observarão o efeito que o cultivo tem nas emissões de gases de efeito estufa, vazamento de fósforo de turfeiras saturadas, regulação da água e conservação da biodiversidade.

O experimento é realizado no Polderlab, um pedaço de terra perto de Leiden de propriedade da cooperativa cidadã Land van Ons.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter