Cientistas querem cultivar arroz no meio do deserto usando água do mar

 Cientistas querem cultivar arroz no meio do deserto usando água do mar

Dubai em busca de mais mudanças no panorama do deserto

Emirados Árabes querem revolucionar a produção de arroz e abastecer a região.

Os secos e áridos desertos dos Emirados Árabes Unidos (EAU) poderão em breve ser cobertos por arrozais úmidos e exuberantes. Isso pode soar como uma transformação impossível, mas se os cientistas chineses e um xeique dos Emirados podem ser acreditados, este é um futuro concebível.

O plano é usar uma linhagem de arroz resistente a água salgada recentemente desenvolvida para plantar a cultura em grandes áreas do deserto do Oriente Médio, e depois irrigar a terra com água do mar diluída. Isso permitiria que a região aumentasse drasticamente a quantidade de alimentos que poderia produzir e, ao mesmo tempo, ajudaria a proteger suas valiosas reservas de água doce.

A possibilidade deste plano ambicioso só foi concretizada devido à criação de uma nova linhagem de arroz por cientistas chineses que foram criados para crescer em água salgada. Na verdade, levou quatro décadas para chegar a esse ponto, depois que um pesquisador descobriu uma espécie selvagem de arroz crescendo perto de florestas de mangue, que só tendem a viver em águas costeiras salobras.

Percebendo o significado disso, o pesquisador partiu para cruzar esta espécie de arroz silvestre tolerante a água salgada com outras espécies de arroz que permitiriam a agricultura em larga escala. Com o tempo, eles conseguiram criar até oito variedades diferentes de arroz tolerante ao sal, mas nenhum deles produziu um rendimento alto o suficiente para torná-los uma cultura economicamente viável.

Não foi até o ano passado que foi relatado que os cientistas haviam feito um grande avanço e conseguiram dobrar o rendimento do arroz recém-desenvolvido. Ela já foi cultivada e vendida em partes da China, com uma meta de longo prazo para aumentar a produção de arroz do país em até 20% e plantar a colheita em uma área extra de 1 milhão de quilômetros quadrados (386.000 milhas quadradas) de terra. subutilizados devido à elevada salinidade no solo.

Agora, os pesquisadores se uniram ao xeque Saeed Bin Ahmed Al Maktoum, da família governante de Dubai. Seu objetivo de longo prazo é cobrir 10% dos Emirados Árabes Unidos – que tem uma área de aproximadamente 83.600 quilômetros quadrados (32.300 milhas quadradas) – com arrozais, ajudando a manter a segurança alimentar na região.

A idéia não é parar por aí, como o Sheikh espera promover a agricultura de arroz de água do mar, não só nos Emirados Árabes Unidos, mas em todo o Oriente Médio, usando plantas de dessalinização para diluir a água pura do mar e tornar verdes porções maiores do deserto. (Com agências internacionais).

1 Comentário

  • Plantar arroz com água do mar?? Não será mais fácil desenvolver variedades de arroz de sequeiro?? ou seja, usar menos água!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter