Circular técnica do Irga aborda soja em terras baixas

O objetivo da Circular é aumentar a estabilidade da produtividade da soja em terras baixas .

Nesta segunda-feira (16), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançou sua nova circular técnica com o tema de “Compactação do solo: Um dos grandes desafios para o cultivo da soja em terras baixas”. O documento é de autoria dos pesquisadores da Estação Experimental da autarquia Darci Francisco Uhry Junior e Pablo Gerzson Badinelli, com apoio do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Enio Marchesan.

A quinta circular lançada pelo Irga aborda a relevância da soja para a lavoura arrozeira como também o problema da compactação do solo para o cultivo da cultura. Explica como identificar a compactação do solo, apresenta alternativas para descompactação e experiências regionais realizadas em lavouras de soja das diferentes regiões arrozeiras do RS.

O pesquisador Darci Uhry ressaltou que o objetivo da Circular é aumentar a estabilidade da produtividade da soja em terras baixas, contribuindo com a sustentabilidade da atividade orizícola. “Essa circular foi escrita visando chamar atenção dos produtores para um dos principais desafios do cultivo da soja em terras baixas, que é a compactação do solo.”

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter