Claudio Pereira defende representatividade do setor orizícola na Expofeira de Santa Vitória

Segundo o presidente, o Irga continua prestando esse serviço com toda a excelência técnica que o caracteriza e só não o utiliza quem não quer procurar o instituto.

Mais de 200 pessoas participaram nesta quarta-feira (30), do Painel Conjuntura e Perspectivas para a Safra 2013/14, na abertura da 82ª Expofeira Agropecuária, Comercial, Industrial e Artesanal, no Parque de Exposições de Santa Vitória do Palmar (RS). O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, falou sobre os avanços e as perspectivas da cadeia orizícola. “É importante mencionar os mais de cem aprovados no concurso público da autarquia e da modernização da área da pesquisa, além de ações de cooperação internacional, extensão rural, estabilização no mercado do arroz e a nova visão de futuro do Instituto”.

Claudio Pereira destacou que o setor poderia ter maior representatividade, “infelizmente representantes que deveriam levantar bandeiras importantes como a reforma tributária, acabam se omitindo e assim prejudicando a cadeia produtiva”. Pereira questionou as versões equivocadas sobre assuntos relevantes como o custo de produção. “Dizer que o Irga não faz mais custo de produção e que entidades do setor devem contratar instituições de fora é no mínimo uma grande irresponsabilidade, pois estas empresas não conhecem a nossa realidade para fazê-lo”, alertou.

Segundo o presidente, o Irga continua prestando esse serviço com toda a excelência técnica que o caracteriza e só não o utiliza quem não quer procurar o instituto. “Estamos sempre de portas abertas para todo o setor, pois nós costumamos potencializar as convergências, que são muitas, e não as divergências, provocadas por poucos”, finalizou Pereira.

Composto por agricultores, técnicos, representantes e dirigentes da cadeia produtiva do arroz, o painel reuniu o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Henrique Dornelles, o vice-presidente do Sindicato da Indústria do Arroz do Estado (Sindarroz), André Ziglia e os presidentes da Associação dos Arrozeiros, Márcio Silveira e do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, Fábio Rodrigues.

Rotação com arroz

O pesquisador do Irga, Anderson Vedelago palestrou sobre Manejo de Soja em Rotação com Arroz Irrigado e apresentou dados de pesquisas e sobre a evolução da produtividade nos ensaios agronômicos de soja em áreas orizícolas. Vedelago avaliou o rendimento dos grãos nas últimas safras, além de dar diversas dicas aos produtores presentes em aspectos como práticas de manejo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter