Clearfield aumenta em 20% a produtividade de arroz

A safra 2003/2004 marcou o primeiro ano de uso do sistema Clearfield em lavouras comerciais, somando 5.960 hectares de área cultivada em 40 cidades gaúchas.

A Basf apresentou hoje, em Porto Alegre, os primeiro resultados das lavouras comerciais cultivadas no Rio Grande do Sul com o sistema Clearfield. Segundo o gerente de produtos da Basf, Leandro Martins, o rendimento do Clearfield foi em média 20% maior que os resultados históricos de produtividades nas áreas plantadas.

A safra 2003/2004 marcou o primeiro ano de uso do sistema Clearfield em lavouras comerciais, somando 5.960 hectares de área cultivada em 40 cidades gaúchas. “Os produtores estão comemorando os resultados, já que em algumas áreas o plantio estava praticamente inviabilizado devido à alta incidência de arroz vermelho”, observou Martins.

Os resultados da Basf mostram que em algumas áreas, como na cidade de Capivari (RS), na lavoura do produtor Valmar Cardoso Júnior, a produtividade de arroz cultivado no sistema Clearfield chegou a ser 38% maior que a média histórica desta lavoura. A Basf é uma das líderes mundiais no mercado de defensivos agrícolas e detentora da tecnologia do herbicida Only. O produto é aplicado em lavouras plantadas com sementes especiais que resistem a este herbicida, que por sua vez elimina as plantas do arroz vermelho.

O sistema Clearfield da Basf combina três princípios básicos. O primeiro é o uso de sementes certificadas (Irga 422-CL ou Tuno-CL da Rice Tec). O segundo passo é a aplicação do herbicida Only e o terceiro é o programa de monitoramento, que deve ser feito durante todo o ciclo da lavoura.

Os resultados apresentados hoje levam em conta apenas a área cultivada com a cultiva Irga 422-CL. O Tuno-CL não entrou na contabilidade dos resultados por ter pouca área plantada, cerca de 200 hectares, e se tratar de uma variedade híbrida que tem características diferentes das sementes convencionais.

Para a safra 2004/2005, a Basf pretende disponibilizar junto com o Irga e com a Rice Tec sementes para cultivar pelo menos 100 mil hectares de lavoura. “Nesta última safra, o sistema Clearfield foi usado por 98 produtores, que juntos representam uma área de 5.960 hectares, sendo que 4,5 mil para consumo e 1.440 para produção de sementes”, observa leandro Martins. A Basf tem uma central de atendimento aos agricultores para prestar maiores informações sobre a tecnologia Clearfield pelo telefone 0800-192500.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter