Clima ajudou semana passada. Chuvas voltam ao RS
Tempo seco ajudou no preparo do solo e no desenvolvimento das áreas semeadas. As chuvas voltam ao estado a partir desta terça-feira 12.
A primeira semana de outubro transcorreu sem a presença de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Na Fronteira-Oeste ainda persistem situações preocupantes quanto ao volume de água acumulada em barragens e açudes, trazendo limitações à irrigação do arroz. A ausência de nuvens foi uma constante, proporcionando uma boa luminosidade, beneficiando o desenvolvimento das lavouras já semeadas.
Portanto, as condições de clima foram propícias para a continuação do preparo das lavouras e até mesmo para o plantio dos primeiros quadros em regiões mais quentes do estado. Com exceção da Fronteira-Oeste, as regiões produtoras não apresentam maiores limitações em termos de recursos hídricos para a irrigação, sendo que a partir desta semana a semeadura deverá se intensificar.
Para os próximos três meses, o Boletim Climático número 09, editado pelo Núcleo Regional da Sociedade Brasileira de Meteorologia, prevê chuvas entre a média e um pouco acima da média, principalmente no norte do Estado. Isso seria conseqüência da formação do fenômeno El Niño, de fraca intensidade.
As chuvas voltam ao estado nesta terça-feira 12. Até o próximo final de semana há previsão de precipitações de 80mm em Uruguaiana (Fronteira-Oeste) e Camaquã (Planície Costeira Interna), 48mm em Santo Antônio da Patrulha (Litoral Norte) e Santa Vitória do Palmar (Zona Sul), 95mm em Cachoeira do Sul (Depressão Central), 148mm em Dom Pedrito (Campanha) e 130mm em São Borja (Fronteira-Oeste).