CNPAF obtém avanços em pesquisas estratégicas
A qualidade do arroz que vai à mesa do brasileiro e é produzido no Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste do país está melhorando graças ao avanço da pesquisa. O Centro Nacional de Pesquisa em Arroz e Feijão (Embrapa Arroz e Feijão) de Goiânia tem uma boa dose de responsabilidade sobre este sucesso.
Pesquisas estratégicas em arroz de sequeiro realizadas pela Embrapa estão contribuindo para aumentar o conhecimento sobre processos que contribuirão para melhorar a produtividade e qualidade de arroz disponíveis para a sociedade.
As pesquisas estão permitindo descobrir cultivares que são mais
eficientes na absorção do fósforo do solo. Aumentar o teor de ferro do arroz também está sendo pesquisado; isso pode ajudar na redução da anemia, um problema que afeta milhões de brasileiros. Técnicas genéticas moleculares estão sendo usadas para desenvolver cultivares resistentes à brusone.
As ervas daninhas são outra preocupação dos pesquisadores que buscam desenvolver melhores sistemas de gestão de controle sobre as plantas invasoras. A pesquisa participativa junto aos produtores é outra proposta que os pesquisadores estão utilizando, pois facilita a transferência de tecnologia de produtor para produtor.


