Colheita da safra 2018 começa em meio a problemas com excesso de chuvas

Lavouras do Tocantins estão alagadas e estradas destruídas.

O Tocantins abre a colheita da safra 2018 nesta quinta-feira (15) em meio à preocupação com excesso de chuvas em várias regiões. A expectativa do governo estadual é que sejam produzidas mais de 4,5 milhões de toneladas de grãos nas lavouras tocantinenses, mas em várias regiões as plantações estão alagadas.

Em Pium a zona rural da cidade está quase completamente isolada. Além de represas terem transbordado e alagado fazendas, estradas vicinais foram destruídas pela chuva. O problema pode dificultar o escoamento da produção em propriedades que não foram prejudicadas nos temporais.

Situação semelhante é vivida em Lagoa da Confusão, onde campos de arroz ficaram submersos após uma semana de chuvas fortes. Cidades como Formoso do Araguaia registraram em cinco dias o volume de água esperado para todo o mês de fevereiro.

Atualmente o Tocantins é um dos principais produtores de arroz do Brasil e tem registrado crescimento na área de soja plantada. Em 2017 a safra foi recorde e ajudou na recuperação da economia e nos resultados das exportações. As projeções indicam novo crescimento em 2018, mas não havia previsão de chuvas tão fortes para o período quando as estimativas foram feitas.

Um evento com o governador Marcelo Miranda (PMDB) e o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP) será realizado nesta quinta-feira (15) para marcar a abertura da colheita.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter