Colheita de arroz acima de 64% no Uruguai

 Colheita de arroz acima de 64% no Uruguai

(Por AgroDados/Planeta Arroz) No Uruguai, o setor do arroz, por ser 100% irrigado, será o produto agrícola menos afetado pela seca. Por isso, naqueles locais onde as fontes de irrigação não secaram ou as temperaturas excessivas não causaram grandes problemas na qualidade do grão, espera-se voltar a ter uma colheita muito boa. Segundo a Associação dos Cultivadores de Arroz (ACA) no seu levantamento oficial, na última semana a colheita ultrapassou os 64%, sendo o norte a região mais avançada, o centro a mais atrasada e o leste do país fazendo a média, embora seja verdade que é a área onde a maior superfície de arroz é plantada.

Por isso, as safras vêm avançando em bom ritmo, mas se comparadas ao ano passado, estão atrasadas. “As lavouras estavam mais maduras com antecipação e isso pode ser percebido na umidade: em fevereiro estávamos com colheitas em todo o país e na primeira semana de março já estava generalizada, portanto nesse sentido, hoje, deveríamos estar mais adiantados”, disse Freddy Lago, presidente da ACA. Ainda assim, os rendimentos são bons e há otimismo para superar os 9 mil quilos por hectare pela terceira vez consecutiva, talvez alcançando valor próximo ao ano passado: 9.200 kg/ha.

“As chuvas, muito bem vindos por sinal, geraram alguns atrasos na colheita já que em alguns casos ocorreram até mais de uma vez por semana, e também tivemos alguma situação de ventos fortes ou granizo que não é bom em colheita,” acrescentou Lago. Quanto ao potencial, afirmou que estamos perante colheita muito boa, mas “é uma pena porque dá a impressão de que havia mais arroz que não pode ser colhido”, disse. Em relação às exportações, ele estima que o setor tenha vendido 20% da nova safra neste momento, com patamares de preços “interessantes e satisfatórios”, acrescentou Lago.

PREÇO

As reuniões entre a Associação dos Arrozicultores e a indústria começaram a definir o preço final da safra 2021/22. O preço provisório foi fixado em US$ 11,45 a saca de 50 quilos, mas é provável que esse valor melhore em vista do preço final. Na próxima semana haverá novidades.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter