Colheita de união

 Colheita de união

Produtores já visitaram a fase inicial da vitrina tecnológica em Dom Pedrito

Abertura da colheita marcará posição dos arrozeiros contra a crise.

A 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, programada para 24 a 27 de fevereiro em Dom Pedrito (RS), tem tudo para ficar marcada na história do setor orizícola brasileiro como uma demonstração de união e força dos arrozeiros brasileiros em defesa da viabilidade e da sustentabilidade da lavoura frente às adversidades. Se 2004 foi um ano de desafios, em 2005 as barreiras a serem superadas são ainda maiores. “O evento terá uma programação técnica de altíssimo nível, com muitas informações sobre alta produtividade na lavoura de arroz, experimentos, vitrina tecnológica, visitação às lavouras do Projeto 10 e palestras técnicas. Mas o evento também será o palco de uma grande mobilização setorial e política por soluções para os problemas do agronegócio, como a alta carga tributária que nos retira competitividade, salvaguardas para importações e mecanismos de comercialização para a safra”, antecipa o presidente da Federarroz, Valter José Pötter. 

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz deste ano será realizada pela Associação dos Agricultores de Dom Pedrito e tem o apoio da Federarroz, idealizadora do evento. Algumas inovações acontecem nesta edição. Os eventos festivos, as palestras e a exposição de produtos, insumos, máquinas e implementos acontecerão no Parque Juventino Corrêa de Moura, do Sindicato Rural. A vitrina tecnológica estará instalada na Estância Guatambu. Mas os produtores, técnicos e demais visitantes ainda poderão integrar roteiros pelas lavouras integrantes do Projeto 10.

Fatos relevantes da 15ª abertura 

– Palestras técnicas sobre manejo, alta produtividade e comercialização 

– Reunião conjunta da Câmara Nacional Setorial do Arroz e da Câmara Setorial do Arroz do Rio Grande do Sul 

– Presença de ministros de Estado nos debates e para o ato de Abertura Oficial da Colheita do Arroz 

– Vitrina tecnológica na Estância Guatambu 

– Roteiro técnico por lavouras do Projeto 10 – fase II 

– Lançamento de máquinas e equipamentos 

– Debates sobre as importações do Mercosul e o plano de exportação 

– Avaliação do Programa Arroz RS, do Irga 

– Lançamentos de novas cultivares da Embrapa 

– Shows 

– Assembléia geral da Federarroz 

Fonte: 15ª AOCA 

 

Arroz em festa no Mato Grosso

 A Associação dos Produtores de Arroz do Mato Grosso (APA-MT) está preparando a oitava edição da Festa Estadual do Arroz, evento que tornou-se um referencial para a cultura do arroz de terras altas no Centro-oeste brasileiro. Segundo o presidente da entidade, Angelo Carlos Maronezzi, a associação está ultimando parcerias com empresas ligadas ao setor e concluindo a programação técnica e de lazer do evento. Segundo ele, a Festa do Arroz do Mato Grosso tem por objetivo envolver o setor produtivo, disseminar as novidades tecnológicas para melhorar o desenvolvimento da orizicultura no Centro-oeste e difundi-la como opção em rotação de culturas e em reforma de pastagens, buscando aprimorar técnicas de plantio, manejo, colheita, armazenagem e a comercia-lização do grão. 

A oitava edição da Festa do Arroz/Feira de Agrone-gócios será realizada de 7 a 10 de abril no Parque de Exposições da Associação dos Criadores do Norte do Estado (Acrinorte), em Sinop (503 quilômetros ao norte de Cuiabá). O tema central do evento, além da tecnologia, serão os meca-nismos de comercialização. São esperados 50 mil visitantes no parque durante os quatro dias da feira, incluindo missões empre-sariais e de produtores da Europa, da Comunidade Andina e dos Estados Unidos que irão acompanhar a programação técnica e os dias de campo de apresen-tação de tecnologias e manejo de lavouras de terras altas. 

 

Dia de campo anual do Irga reunirá 1,5 mil arrozeiros

O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) realiza em 9 de março, na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha, o seu dia de campo anual para a demonstração dos resultados de pesquisas e das novas tecnologias preconizadas pela instituição para as lavouras gaúchas. O diretor-técnico do Irga, Maurício Fischer, informa que, pela manhã, os participantes visitarão campos experimentais, onde serão apresentadas as estratégias de manejo para altas produtividades. As saídas para o roteiro de campo iniciam-se às 7h30min. 

Segundo Fischer, o dia de campo de Cachoeirinha é considerado um dos principais eventos de difusão tecnológica da orizicultura irrigada no Brasil. Os produtores ainda terão a oportunidade de acompanhar a demonstração de máquinas e implementos destinados à lavoura orizícola. O almoço está previsto para as 13h. Na parte da tarde, a programação prossegue com palestra. Durante o dia de campo, ocorrerá uma solenidade comemorativa aos 65 anos do Irga, com o objetivo de destacar os serviços prestados pela autarquia à produção de arroz no Rio Grande do Sul.

Programação

– Novas recomendações de adubação para arroz 

– Sistema Clearfield – dois anos de experiência no Rio Grande do Sul 

– Melhoramento genético do arroz 

– Perspectivas e cenários de comercialização para a safra atual 

– Importância da qualidade de grãos para conquista de mercado

Fonte: Irga

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter