Colheita do arroz traz inovações
Circuito técnico e dia de negócios estão entre as novidades anunciadas ontem em Porto Alegre.
A 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 24 a 27 deste mês, em Dom Pedrito, abordará 15 temas técnicos, como mercado, política agrícola e uso de prognósticos climáticos para reduzir os riscos na agricultura. No lançamento, ontem, na Capital, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Valter José P’tter, anunciou as novidades do evento que destinará, este ano, um dia à venda de máquinas e implementos agrícolas. ‘No Super Dia John Deere, com apoio do Banco do Brasil, teremos também o lançamento da colheitadeira STS, exclusiva para o arroz’, reforçou sobre o primeiro dia da exposição. O superintendente estadual do Banco do Brasil (BB), Valmir Pedro Rossi, acredita que, mesmo com o cenário indefinido, devido à seca no Estado, a comercialização pode rá chegar a R$ 5 milhões.
Nos dias 24 e 25, paralelamente à festa, ocorre o Circuito de Visitação às Lavouras do Projeto 10, em quatro propriedades. O roteiro inclui a Vitrine Tecnológica, na Estância Guatambu, com 32,5 hectares de inovações. Conforme o presidente da Associação dos Arrozeiros de Dom Pedrito (AADP), Gilberto Raguzzoni, ‘são propriedades pioneiras no Projeto 10, do Irga, que atingem produtividade média acima de 7 mil quilos por hectare’.
Uma das expectativas da abertura da colheita, no entanto, é para o anúncio dos mecanismos de comercialização para a safra 2004/ 2005, que será cobrado hoje, em Brasília, por P’tter e representantes de Fearroz, Farsul, Irga e Sindarroz. Um dos destaques da pauta é o preço base para março. ‘No mínimo queremos R$ 30,00’, adiantou. O setor ainda aguarda do governo federal a definição sobre o pedido de salvaguardas de produtos do Mercosul. Outro atrativo da exposição será o troféu Homem do Arroz, que este ano premiará a Mulher do Arroz. Por enquanto, confirmaram presença o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, e o governador do Estado, Germano Rigotto. No domingo, 27, um carreteiro será servido para 15 mil pessoas.


