Colheita uruguaia supera 18% da área
(Por Hébert Dell’Onte, La Mañana, Uruguai) A Associação de Produtores de Arroz (ACA) que realizou a inauguração da colheita de arroz, safra 2022/2023, em 6 de março em Vichadero, Rivera, realizou o primeiro levantamento do andamento da colheita que em 13 de março atingiu 18% na média nacional.
Nesta safra, a área total é de 159,7 mil hectares. A colheita analisada por área revela que o norte, que inclui os departamentos de Artigas e Salto, colheu 33%; o centro, Rivera, Tacuarembó e parte de Cerro Largo, 7%; e a zona leste, Rocha, Lavalleja, Treinta y Tres e parte de Cerro Largo, 7%.
A ACA informou que nas fazendas há “movimentação total” com a zona norte mais adiantada” do que a leste e centro, o que se explica pelo “início da colheita mais cedo”.
Mas enquanto o norte mantém um ritmo semelhante ao da safra passada (2021/2022), o centro e o leste apresentam “avanços mais ágeis”.
A expectativa do setor é conseguir “obter produtividades dentro da média dos últimos dois anos, com cultivares de alto potencial, plantadas na época ótima e com condições de luminosidade muito boas durante o desenvolvimento”.