Colômbia poderá reduzir área de plantio em 2022
(Por Planeta Arroz) No final deste mês, o Conselho Nacional do Arroz (Conarroz) da Colômbia definirá as áreas de plantio e as metas de produção para este ano. Os custos mais elevados dos insumos para esta cultura são preocupantes. A área a ser cultivada com arroz em 2022 na Colômbia ainda não foi definida, mas estimativas preliminares da Fedearroz, um dos atores da cadeia do grão do país e que reúne os produtores, indicam que uma redução é iminente.
De quanto vai ser a redução? Isso será conhecido no final deste mês, quando o Conselho Nacional do Arroz se reunir e definir o cronograma de plantio, disse Rafael Hernández Lozano, gerente geral da Fedearroz.
Antes de tomar uma decisão, o Conselho deve analisar os inventários do cereal e os resultados entregues, até 31 de dezembro de 2021, pela Bolsa Mercantil e com base nesses dados será feito um cálculo de áreas e produção, informou.
Em 2021, foram plantados mais de 580 mil hectares, com uma produção que ultrapassou 2,9 milhões de toneladas. Do lado dos produtores, os altos custos de produção, principalmente de fertilizantes, são preocupantes.