Com seca na Ásia aumenta a agitação do mercado

 Com seca na Ásia aumenta a agitação do mercado

Exportações da Tailândia seguem mais fracas no continente asiático

As taxas da Tailândia saltam de US $ 470 a US $ 495 / tonelada nesta semana, de US $ 460 a US $ 467.

As condições de seca na Tailândia alimentaram as preocupações com a falta de oferta e elevaram os preços de exportação do arroz para os maiores patamares de dois anos nesta semana, enquanto a forte demanda doméstica em meio a um surto de coronavírus levou as taxas vietnamitas ao pico em mais de um ano.

Os preços de referência do arroz da Tailândia, 5% de quebrados, subiram de US $ 470 a US $ 495 por tonelada na quinta-feira, o maior desde agosto de 2013, em comparação com o intervalo de US $ 460 a US $ 467 da semana passada.

"Muitas indústrias de arroz estão se recusando a vender devido à incerteza sobre o fornecimento durante esta estação seca", disse um trader de arroz de Bangcoc, ecoando as preocupações de outros.

Muitas partes da área de cultivo de arroz do país foram atingidas pela seca e traders disseram que preços mais altos também afetam a demanda no exterior.

O governo tailandês disse que a estação seca deste ano pode se estender além do período habitual de abril a junho.

No Vietnã, as cotações de arroz com 5% quebrados subiram para US $ 400 a US $ 405 na quinta-feira, a maior desde novembro de 2018, em comparação com US $ 390 a US $ 400 na semana anterior.

"A demanda doméstica tem sido forte na semana passada, pois as famílias estão correndo para estocar arroz, antecipando a disseminação do novo coronavírus", disse um trader da cidade de Ho Chi Minh.

"Esse grande estoque obrigou os exportadores a aumentarem seus preços devido à escassez de suprimentos", acrescentou o trader.

As exportações de arroz do Vietnã nos primeiros dois meses deste ano aumentaram 31,7% em relação ao ano anterior, para 928.798 toneladas, de acordo com dados alfandegários do governo divulgados nesta quarta-feira.

No principal exportador da Índia, os preços de exportação do arroz aumentaram sua série de perdas devido à depreciação em rupias, apesar da forte demanda dos países africanos.

As taxas de variedades parboilizadas com 5% quebrados da Índia caíram para US $ 363 a US $ 367 por tonelada nesta semana, em relação aos US $ 367 a US $ 371 da semana passada.
A rupia indiana estava sendo negociada perto de um recorde de queda na quinta-feira, aumentando as margens dos exportadores com as vendas no exterior.

"A demanda vem melhorando lentamente nos países africanos. Os preços estão moderando devido à fraca rúpia", disse BV Krishna Rao, presidente da Associação dos Exportadores de Arroz (REA).

As exportações de arroz da Índia em 2019 caíram 18,1% em relação ao ano anterior, para o menor nível em oito anos, mostra dados do governo, com a demanda moderada de compradores asiáticos e africanos moderados.

Enquanto isso, Bangladesh pode não atingir sua meta de 20 milhões de toneladas para a safra de arroz "Boro", de inverno, nesta temporada, já que muitos agricultores que estavam preocupados com os baixos preços mudaram para outras culturas, disseram especialistas.

A Boro contribui com mais da metade da produção anual típica de arroz de Bangladesh, de cerca de 35 milhões de toneladas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter