Começa a colheita do arroz em Santa Catarina
Além do excesso de chuva em 2008, os produtores enfrentaram o surgimento de doenças que afetaram a planta e contribuíram para a redução da produtividade.
Começou a colheita do arroz em Santa Catarina. As perdas preocupam os produtores de Gaspar, uma das regiões mais prejudicadas pelas enchentes de novembro passado.
Nesta safra a área plantada no município foi de 3,4 mil hectares. A expectativa dos produtores era colher cerca de 34 mil toneladas de arroz. Mas as chuvas do mês de novembro atingiram a planta durante os ciclos de desenvolvimento.
Além do excesso de chuva em 2008, os produtores enfrentaram o surgimento de doenças que afetaram a planta e contribuíram para a redução da produtividade. A mais comum delas é a brusone, manchas que aparecem nas folhas impedindo o desenvolvimento da planta.
Esses fatores devem ser responsáveis por uma redução de 60% na safra do município que responde por 8% da produção do Estado.
O produtor Eumar Bailer, que plantou 130 hectares, tinha a expectativa de colher 20 toneladas de arroz. Mas a produção não deve passar de 14 toneladas.
– Fazendo o procedimento de colheita a gente observa um percentual de perda muito alto em função do excesso de chuva e de poucas horas de sol durante todo o ciclo de produção do arroz. Tivemos menos fotossíntese na planta, o que gera uma produção bem menor – explicou.