Começa hoje em Dom Pedrito o Seminário Lavoura em Evolução

Começa nesta sexta-feira em Dom Pedrito (RS) a nona edição do Seminário Lavoura em Evolução. O município destacou-se com produtividade média de 7,1 mil quilos por hectare na safra gaúcha .

Começa nesta sexta-feira em Dom Pedrito (RS) a nona edição do Seminário Lavoura em Evolução. O município destacou-se com produtividade média de 7,1 mil quilos por hectare na safra gaúcha 2003/2004. Para obter um dos mais altos índices de produtividade média do mundo, Dom Pedrito tem como diferencial, além da qualidade do solo e do clima, a execução pioneira do Projeto 10, um conjunto de práticas culturais otimizadas que busca alta produtividade.

Durante o evento será lançada a segunda etapa do Projeto 10, que prevê o uso desta tecnologia por toda a lavoura de Dom Pedrito e a adoção de práticas de agricultura de precisão.

O evento acontecerá até este sábado no Parque do Sindicato Rural do município, numa promoção da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito. Na programação, também merece destaque a palestra do australiano Warwikc S. Clampett, um dos inspiradores do Projeto 10 e coordenador do programa australiano de alta produtividade no arroz (Rice Check).

A nona edição do Seminário Lavoura em Evolução terá novidades também na sua estrutura. Serão apresentados quatro painéis de temas ligados à cultura do arroz e as atividades mais específicas serão desenvolvidas na forma de oficinas simultâneas que se repetem em horários distintos para o melhor aproveitamento do público alvo: produtores, técnicos e estudantes.

O programa prevê palestras sobre comercialização, mercado e exportação de arroz gaúcho, perspectivas para o clima na safra 2004/2005, Projeto 10 – presente e futuro e, por fim, a experiência do programa de alta produtividade de arroz na Austrália e na Ásia.

LEILÃO

A Bolsa de Mercadorias da Metade Sul (BMS) promoverá nesta sexta-feira um leilão de 20 mil sacos de arroz dentro da programação do Seminário Lavoura em Evolução, em Dom Pedrito. O evento está marcado para as 15h15min no Pavilhão de Expositores e ofertará arroz com rendimento superior a 58% de inteiros.

A iniciativa da BMS e da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito não está focada unicamente na venda do produto. O objetivo principal do leilão é apresentar este mecanismo de comercialiação aos mais de 700 produtores e técnicos que devem comparecer ao seminário. “Ameta principal é mostrar aos agricultores que negociar o arroz pela bolsa de mercadorias é fácil, transparente e um mecanismo com segurança de pagamento”, explica o diretor-superintendente da BMS,Luciano Garcia Borges.

HUMOR

Nem só a excelente safra colhida em Dom Pedrito e no Rio Grande do Sul será razão para os arrozeiros darem boas gargalhadas durante no 9ª Seminário Lavoura em Evolução. Na noite de sexta-feira, a programação do evento reservou momentos de descontração para arrozeiros, técnicos, estudantes e os demais participantes com a realização do tradicional Jantar Arroz e Riso no Dom Pedrito Country Clube.

Além de uma culinária muito peculiar, toda a base de arroz, que já seria motivo suficiente para reunir muitos participantes do evento, será apresentado o show do humorista André Damasceno, que ficou conhecido como o Magro do Bonfa, por sua participação com Chico Anysio na Escolhinha do Professor Raimundo.

Damasceno levará a Dom Pedrito o show que está fazendobastante sucesso em turnê nacional, Intitulado “Rir é o melhor negócio”. O Jantar Arroz e Riso terá início às 20h da sexta-feira (25/06) com um investimento de R$ 15,00 por pessoa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter