Começam os preparativos para a 20ª Abertura da Colheita do Arroz no RS

Os produtores poderão conferir a maior exposição de máquinas e implementos agrícolas, equipamentos, experimentos em diversos níveis de manejo com o uso de estratégias do Projeto 10, época de semeadura, adubação, irrigação, cultivares, doenças e pragas.

As entidades promotoras do evento já iniciaram os preparativos para a 20ª Colheita do Arroz da safra 2009/2010. O maior evento arrozeiro da América Latina será realizado de 25 a 27 de fevereiro de 2010, no Sindicato Rural de Camaquã. O Governo do Estado, por meio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), com o apoio de empresas públicas e privadas promovem o encontro que deve reunir mais de 5 mil pessoas.

Segundo o agrônomo do Irga de Camaquã, Roberto Jaeger, a área de 2 hectares da lavoura de abertura já está preparada e os canteiros das áreas experimentais da Vitrine Tecnológica estão sendo organizados. O espaço conta com a participação de 16 empresas, quatro a mais que a edição anterior. A apresentação das principais estratégias de manejo para altas produtividades estarão entre os destaques do encontro.

Os produtores poderão conferir a maior exposição de máquinas e implementos agrícolas, equipamentos, experimentos em diversos níveis de manejo com o uso de estratégias do Projeto 10, época de semeadura, adubação, irrigação, cultivares, doenças e pragas. O encontro destaca as melhores tecnologias para a orizicultura.

O Irga e a AUD têm participação fundamental nas atividades de implantação da lavoura e na condução de manejo das áreas que estarão expostas para arrozeiros do estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. A área tem infraestrutura adequada para receber a festa que tem como objetivo promover a orizicultura gaúcha.

A programação contará com palestras técnicas sobre assuntos de interesse dos orizicultores, além de mostrar o processo de comercialização nas indústrias e roteiros, como a visitação a Vitrine Tecnológica. O evento reúne autoridades, técnicos, produtores, pesquisadores, representantes de entidades arrozeiras, empresas ligadas ao setor orizícola, imprensa e demais convidados.

Em Camaquã encontram-se as seis das maiores indústrias de arroz do Brasil e mais de 80% do arroz beneficiado exportado. O município conta com o maior perímetro irrigado por barragem (Barragem do Arroio Duro).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter