Comissão adia pedido de CPI do arroz

A decisão foi comunicada após reunião da comissão, ontem(15), na AL, entre arrozeiros e a indústria. Ambos alegaram que trabalham sob prejuízo.

A realização de uma CPI para investigar discrepâncias entre o preço do arroz pago ao produtor e o cobrado do consumidor foi adiada. Conforme o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (AL), deputado Edson Brum, o cenário precisa ser investigado. No entanto, devido ao recesso do Legislativo, a comissão vai definir se encaminhará a CPI em agosto. "O processo não está descartado, mas o diálogo ainda pode ser a solução", salientou.

A decisão foi comunicada após reunião da comissão, ontem(15), na AL, entre arrozeiros e a indústria. Ambos alegaram que trabalham sob prejuízo. "Precisamos verificar quem está ficando com as margens", disse o presidente da Federarroz, Renato Rocha. Entretanto, o presidente do Sindarroz, Elio Coradini, avalia que a safra foi prejudicada e isso atingiu toda a cadeia. Coradini ressaltou que o Sindarroz solicitou ao governo estadual que aumente de 3% para 5% o crédito presumido de ICMS na compra de arroz em casca de produtores gaúchos. "Se conseguirmos, poderemos remunerar melhor o produtor."

3 Comentários

  • ´É simples entender quem tem rentabilidade:prudutor arrozeiro arrenda terras por anos e anos e não sobra para comprar um ha, já a indústria (ou seus sócios)estão acumulando áreas.Qdo.arrendam aos arrozeiros a base é 30%.E a quebra, bem essa por si só já seria motivo de CPI.

  • Não ouvi um sequer comentário a respeito da tabela orelhana, parece até que ela não existe e que esta mascarando o atual mercado de arroz até o próprio site da planetaarroz divulga os preços divulgados pala industria oque estão 10 por cento acima doque o produtor recebe

  • -não acredito em solução apenas negociada com a industria,se existise essa boa vontade de ver produtor como parceiro a situação seria outra e não estariam fazendo benece e concessoes aos atacadistas as custas do produtor.
    -peço aos amigos produtores q. não se acanhem e aproveitem essas raras oportunidades q. nos oferecem para podermos nos manifestar,somente compartilhando idéias Encontraremos Soluções!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter