Comitê do Arroz discute as necessidades do setor
Dentre os assuntos pautados, a necessidade de um técnico específico para a coordenação das atividades relacionadas ao arroz, disponibilização de variedades de ciclo curto ou médio para áreas de enchentes.
O Comitê Regional de Arroz do Litoral Norte de Santa Catarina esteve reunido na Câmara de Vereadores de Guaramirim para definir ações de pesquisa e extensão para a atividade de arroz irriado na região. Dentre os assuntos pautados, a necessidade de um técnico específico para a coordenação das atividades relacionadas ao arroz, disponibilização de variedades de ciclo curto ou médio para áreas de enchentes, maior presença de pesquisadores nos municípios, como também pesquisas para controle de percevejos do colmo e alternativas de controle da bicheira da raiz em substituição ao furadan.
Outras questões abordadas relacionam-se às variedades resistentes à brusone e alternativas para o controle da doença, planilha simples para cálculo de custo de produção para disponibilização para os produtores, maior disponibilidade de informações climáticas para definição do produto e o momento de aplicação, como também formação de grupo de estudos e troca de experiências incentivando a anotação de gastos e gerenciamento da propriedade.
O Comitê Regional de Arroz sente a necessidade de reestruturação. Está confirmada a presença de representantes na reunião de avaliação da safra, no dia 12 de agosto, das 9h às 12h, na Câmara de Vereadores, envolvendo também técnicos, IBGE, Cooperativa, Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte, Engenhos, produtores e demais interessados.
Durante a avaliação da safra 2010/2011 será tratado também sobre o Seminário Regional do Arroz, durante a Fecarroz 2012, em Massaranduba.