Comitiva cubana começa curso de capacitação de sistema irrigado
O grupo permanece com o Irga até 10 de abril.
Os técnicos integrantes da comitiva cubana de especialistas em agropecuária que visitam o Rio Grande do Sul participando de um projeto de cooperação entre o Governo do Estado e Cuba começaram dia 27 o curso de Capacitação de Sistemas de Arroz Irrigado organizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
O presidente do Irga, Claudio Pereira, recepcionou o grupo que passará 15 dias com o instituto para conhecer a produção de arroz do Estado. As atividades ocorreram na Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha, onde receberam informações sobre o trabalho desenvolvido pela divisão de pesquisa da autarquia e participaram de um roteiro técnico.
A líder do grupo e diretora científica do Ministério da Agricultura de Cuba, Violeta Puldon, apresentou um panorama do desenvolvimento da cultura de arroz no país, que atualmente cultiva 180 mil hectares do cereal com uma produtividade média de 3,5 mil quilos por hectare e possui um consumo de 70 quilos por pessoa ao ano.
O grupo permanece com o Irga até 10 de abril. Em seguida, a Emater recepcionará os cubanos por mais 15 dias, mostrando a produção leiteira gaúcha. A Fepagro Serra do Nordeste, em Caxias do Sul, hospedará o grupo por dez dias, para mostrá-los o processamento de leite e de frutas, numa vivência sobre agroindústria.