Como a internet pode ser sua aliada no agronegócio em 2020
Uma pesquisa realizada pela Art Presse em 2018 constatou que a falta de qualidade no sinal de internet prejudicava diretamente mais de 84% dos agricultores brasileiros. Com as falhas na conexão, os homens do campo não conseguiam se comunicar corretamente com clientes e fornecedores, não tinham acesso a informações precisas sobre o tempo e ainda perdiam oportunidades de usar tecnologias de monitoramento.
Porém, em 2019, com o desligamento do sinal de TV analógico no país, foi liberada uma frequência e, com isso, houve a possibilidade de ampliar o sinal de internet 4G no campo. A estimativa era que a área atendida aumentasse quase oito vezes. Nos locais onde o sinal já foi disponibilizado, basta que o produtor tenha um roteador 4G e a partir disso, abre-se a oportunidade de contar com uma aliada importantíssima na produção agropecuária.
A internet pode ajudar muito o produtor rural, e muitos benefícios estão ligados a Internet das Coisas, um conceito recente que consiste em interconectividade entre aparelhos, máquinas e produtores, com o objetivo de coletar dados, estabelecer previsões e conseguir antecipar possíveis danos, se livrando de prejuízos.
A nova agricultura passa pela utilização da Internet das Coisas. Vários países do mundo já passaram por essa revolução, que já é conhecida como a quarta revolução do setor. Aqui no Brasil, os investimentos ainda são recentes, mas a expectativa é que em breve possamos aproveitar de maneira eficiente a conexão.
Esta quarta fase é muito promissora para as lavouras arrozeiras. O produtor terá cada vez mais informações sobre sua produção, com o uso de sensores acoplados em quase todos os processos. A partir desses dados coletados, em tempo real, será possível ter uma maior qualidade com o mínimo de prejuízos.
O produtor terá controle direto sobre variáveis da produção, como temperatura do encharcamento, pressão da autoclave e umidade dos grãos, tornando a produção mais eficiente e competitiva. Por enquanto, a utilização dessas tecnologias é apenas uma aliada, mas em breve, se tornará uma obrigação. Caso contrário, o agricultor ficará obsoleto.
Além disso, o bom sinal de internet no campo traz outros inúmeros benefícios: reduz o desperdício de tempo com os deslocamentos até os centros urbanos, dá acesso a ferramentas de gerenciamento financeiro, como os bancos digitais, facilita a pesquisa de preços e acelera a comunicação com outros produtores.
O uso da internet também é essencial na busca por informações. Através de pesquisas online, o produtor pode identificar e prevenir várias doenças do arroz, facilitando as tomadas de decisão certeiras. Existem também aplicativos que permitem um maior controle da área rural através da tecnologia de GPS e ainda os que ajudam a estimar o lucro da produção, comparando diferentes tipos de insumos.