Como uma rocha
Renato Rocha e Valter Pötter presidente da Fenarroz
Sólida em suas lutas, Federarroz muda o seu comandante.
O economista Renato Caiaffo da Rocha, 45 anos, assumiu em julho a presidência da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). Cumprirá mandato no triênio 2007/2010. Rocha é natural de Rio Pardo, mas consolidou sua vida de produtor arrozeiro em Dom Pedrito, onde está radicado há mais de 20 anos. Pós-graduado em Agronegócios, o presidente da Federarroz foi diretor executivo da entidade por três anos, mesma função que desempenhou na Associação dos Agricultores de Dom Pedrito. Foi também o coordenador-geral das três últimas aberturas oficiais da colheita do arroz no Rio Grande do Sul.
O novo presidente assumiu liderando uma chapa de consenso e em substituição ao seu amigo Valter José Pötter, que passou à presidência no conselho consultivo da Federarroz. Segundo Renato Rocha, a Federarroz continuará vigilante e atuante em defesa da causa arrozeira. “Alcançamos uma notável representatividade setorial com o trabalho desenvolvido nos últimos três anos. Foram muitas lutas pelas estradas, nas fronteiras, nos gabinetes e em nossas lavouras, onde não só nos mostramos competitivos e aptos a produzir o principal alimento do prato do brasileiro, como corajosos na condução de nossos negócios e de nossas demandas junto ao Governo Federal”, disse.
Para ele, o grande desafio do momento é garantir meios que assegurem uma remuneração justa ao arroz brasileiro, manter a pressão setorial para sensibilizar o Governo Federal nas questões macroeconômicas e conjunturais que afetam o setor, reduzir custos de produção, seguir aumentando a produtividade, encontrar o ponto de sustentabilidade da lavoura e estar atento às questões ambientais.
A emoção foi a marca da mudança de comando na Federarroz. As homenagens ao médico veterinário Valter José Pötter tomaram a maior parte da programação, com dezenas de pro-dutores, dirigentes de entidades setoriais, secretários de Estado, deputados e amigos que fizeram questão de marcar presença. Pötter afirmou que continuará na Federarroz, como presidente do conselho deliberativo e na linha de frente na defesa dos interesses setoriais. “Mas tenham certeza que o Renato Rocha dará conta do recado com sua já reconhecida competência”, avisou.
O novato



