Compras online em supermercados cresceram em 2019
O consumidor de hoje tem uma enorme conveniência na ponta dos dedos. É o fim das longas idas ao supermercado, vagando pelos corredores procurando itens em vão e verificando diferentes preços para conseguir o melhor negócio. Com os aplicativos de pedidos online, a compra de supermercado está apenas a um toque e um clique de distância. Seja pedindo para entrega ou retirando diretamente na loja, a economia de tempo é vantajosa para os mais ocupados. A indústria do arroz, é claro, precisa estar atenta a essas mudanças.
Mas mesmo conhecendo os benefícios da conveniência de entrega e coleta de mercadorias, muitos brasileiros ainda continuam comprando da maneira antiga. Por que a compra do mercado ainda não é 100% digital?
Atualmente, os consumidores acabam comprando em vários tipos de lojas especializadas diferentes:
● Grandes magazines como Sam’s Club, onde buscam por descontos e grandes quantidades;
● Comércio local como quitandas e açougues para produtos orgânicos e perecíveis como carnes, frutas, verduras e legumes, além de farmácias;
● Loja de conveniências para produtos de higiene, cuidados pessoais e beleza.
Online, todas essas compras podem ser realizada em um único site e é só uma questão de tempo até o comportamento do consumidor se adaptar a esta nova oferta.
Ainda que represente uma pequena fatia do universo do comércio online no Brasil, as compras de supermercado virtuais estão ganhando espaço e devem – em breve – ocupar uma posição de destaque no mundo do e-commerce. Uma pesquisa realizada pela Brasil Supermercados Online prevê que no ano de 2023 o país chegará a movimentar cerca de R$ 48,65 bilhões no segmento, que vem investindo pesado para derrubar os principais impeditivos dos consumidores na hora de realizar suas compras de supermercado online: qualidade, custo e conveniência.
Dados do site Guia55 confirmam o interesse do brasileiro por esta nova tendência e é cada vez maior o número de usuários buscando opiniões de serviços de delivery de supermercados no país.
Outro estudo de mercado, realizado pela CVA Solutions, constatou que a compra de alimentos, bebidas e produtos de limpeza pela internet subiu 42% nos últimos anos e as compras realizadas através de aplicativos mais do que dobrou, passando de 9,9% a 18,3% do total de pessoas entrevistadas. Entre os aplicativos utilizados, as apps dos próprios supermercados são as favoritas dos usuários, com 77% de preferência.
Nos EUA, a entrada de gigantes como Amazon e Walmart no páreo das compras de supermercado online (conhecidas por lá como “groceries”) promete movimentar o setor: relatórios apontam que esse tipo de compra mais do que dobrará, passando de US$ 14,2 bilhões em 2017 para US$ 29,7 bilhões em 2021. Embora as compras estejam crescendo em ritmo acelerado, o uso do consumidor ainda é relativamente baixo.
Outro fator que irá impulsionar o crescimento deste mercado são as gerações mais jovens de consumidores, já completamente adaptadas a este novo ambiente digital. As gerações mais velhas irão seguir a onda e varejistas especializados continuarão lutando para competir com os baixos preços que os vendedores online podem oferecer.
Em um futuro não muito distante, as vendas digitais acabarão oferecendo recompensas de fidelidade e maior variedade de entregas que seus concorrentes físicos e o mercado offline terá que sobreviver em uma nova realidade.